Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 12 de março de 2017

Esta flor está, também, associada a Narciso, personagem da mitologia grega



Essencialmente originário da Europa e de algumas partes do norte de África, foi pela primeira vez cultivado no século XVI, existindo agora cerca de 150 espécies diferentes de narcisos. Ao longo do tempo, têm sido desenvolvidos milhares de cultivares, proporcionando um vasto leque de flores que variam em tamanho, cor, forma e tipo de desenvolvimento.
O nome deriva da palavra grega "Narke", que significa "entorpecimento" ou "estupor", em referência às propriedades hipnóticas que se associava ao odor do narciso. Esta flor está também associada a Narciso, personagem da mitologia grega que se apaixonou pelo seu próprio reflexo e morreu. Acredita-se que, no local onde caiu, brotaram narcisos, os quais foram nomeados em sua homenagem. Na língua das flores, simboliza o egoísmo e o amor frívolo.

A flor do narciso divide-se em duas partes:
Uma parte exterior, com 6 ou mais tépalas
Uma parte interior, em forma de "funil" ou "trompete".
Ainda que na sua maioria, estas flores sejam amarelas ou brancas, as duas partes que as constituem podem também ostentar cores diferentes, surgindo assim flores extraordinárias e com as cores mais surpreendentes

Fonte: Bayer Garden
















































Sem comentários: