Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Os sabores inconfundíveis da gastronomia valpacense estarão em destaque na XIX Feira do Folar de Valpaços



Os sabores inconfundíveis da gastronomia valpacense estarão em destaque na XIX Feira do Folar de Valpaços, nos próximos dias 7, 8 e 9 de Abril, em mais de uma centena de stands. O evento foi apresentado na passada segunda-feira, 27 de Março.

O certame que tornou Valpaços na Capital do Folar cresce de ano para ano e a edição 2017 não é excepção.
Este ano, a iniciativa da Câmara Municipal de Valpaços em co-organização da EHATB, Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, congrega mais de uma centena de representações, todas originárias do concelho.
Na passada segunda-feira, 27 de Março, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, ladeado da Vereadora da Educação, Cultura e Desporto, Teresa Pavão, e do Director de Departamento, Normando Vieira, apresentou o certame perante dezenas de jornalistas.
“A Feira do Folar de Valpaços constitui um autêntico hino ao que de mais puro e genuíno se produz em termos de gastronomia no concelho, numa forte aposta que a autarquia, em boa hora, decidiu levar por diante”, referiu Amílcar Almeida.
“É o evento rei e a cereja no topo do bolo na nossa estratégia de desenvolvimento económico através do sector primário, pela importância que a realização desta Feira assume para os produtores do concelho, que, desta forma, têm mais uma oportunidade para mostrar os seus produtos e estabelecer contactos”, acrescentou o edil.
O Fumeiro, o Bolo podre, o mel, os frutos secos, a doçaria variada, o vinho, o azeite e, claro está, o Folar de Valpaços, que obteve em Fevereiro passado o selo de Indicação Geográfica Protegida (IGP), irão atrair milhares de pessoas ao pavilhão multiusos.
“É, actualmente, a maior feira gastronómica da região, sendo inquestionavelmente um cartaz turístico-cultural de referência nacional”, sentenciou.
Fonte: Município de Valpaços















































Sem comentários: