Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Hoje a Igreja celebra S. Tomé, um dos doze Apóstolos de Jesus Cristo



Hoje a Igreja celebra S. Tomé , que não é como alguns pensam, uma linda ilha em África!
É um dos 12 Primeiros Apóstolos de Jesus CRISTO.
A sua dúvida metódica tão conhecida, recorda que a fé não é um conhecimento total, claro, evidente e comprovado pelos nossos sentidos. Ter fé é afinal um caminho cheio de dúvidas!!! 
E é bom saber que Deus vê as nossas dúvidas e conhece as nossas dificuldades no nosso caminho de fé e de vida!
O Mestre da Vida Boa ensina que quem não vê e acredita é mais feliz do que quem vê!!!!
Precisamos todos desta fé coragem de continuar a caminhar mesmo na noite das dúvidas, por entre as vozes que O negam, repetindo baixinho com os lábios, mesmo cheios de dúvidas , “eu creio, Meu Senhor e meu Deus”

«Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei»...«Meu Senhor e meu Deus!». Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto».

Padre Ismael Teixeira

















































Sem comentários: