Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Há um ano, em Lebução



Há um ano
Ontem, a minha terra esteve em festa! Uma festa que levou a população a concentrar-se no Largo da Feira, mesmo em frente ao Lar Dr.ª Perpétua Fins Tavares. E essa concentração tinha como prioridade principal a comemoração dos resultados eleitorais, que deram a vitória, por larga maioria, às listas do PSD, para a Câmara Municipal, para a Assembleia Municipal e para a Junta de Freguesia. Assim, vamos ter os mesmos órgãos autárquicos à frente dos nossos destinos, nos próximos quatro anos, o que me deixa agradavelmente satisfeita.
Mas, como ia dizendo, houve festa, com música, muita música, que levou as pessoas a tirar o pé do chão, principalmente os mais novos, e convívio à volta das mesas, bem compostas, bem recheadas. Nós, transmontanos, somos assim_as festas fazêmo-las, também, com comida e bebida. E não faltou, acreditem.
Para abrilhantar o nosso convívio tivemos a presença do senhor Presidente do Município, Dr.º Amílcar de Castro Almeida, dos Vereadores Dr.ª Teresa Tavares Pavão, Eng. Jorge Mata Pires, Eng. António Medeiros e do senhor Presidente da Junta de Freguesia de Valpaços, António Castanheira.
Usaram da palavra o senhor Presidente da Junta de Freguesia, Drº Artur Jorge Teixeira Alves e senhor Presidente do Município, Dr.º Amílcar de Castro Almeida, para demonstrarem a grande satisfação pelos resultados eleitorais e agradeceram à população a confiança que neles depositaram.
Foi um dia recheado de belas surpresas e emoções várias, com a presença de pessoas que muito estimo, admiro e apoio.















































Sem comentários: