Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Memórias presentes


Hoje, dia 8 de Dezembro e dia de Nossa Senhora da Conceição, celebra-se o 36º aniversário do casamento de Mário Tavares e Preciosa, meus queridos primos e AMIGOS.

Trinta e seis anos de vida em comum e dois filhos maravilhosos, é, seguramente, motivo para comemorar.

Claro que a festa vai ser feita em família, como eles gostam, com a presença dos mais íntimos.

E eu, que quero associar-me a esta celebração, deixo os mais sentidos votos de que venham de lá mais trinta e seis com saúde paz e amor.

O mais importante é a saúde e a paz porque, como diz o brasileiro, o resto a gente faz.








2 comentários:

Anónimo disse...

O casamento se assemelha a uma tesoura; lâminas tão presas entre si que dificilmente podem ser separadas, se movendo geralmente em direcções opostas e, no entanto, sempre ferindo qualquer um que se coloque entre elas.
Sydney Smith

Para a Preciosa e Mário os meus mais sinceros parabéns
Arminda

Anónimo disse...

Hoje vocês estão comemorando um dia muito especial, daqueles que nunca se esquece... Nunca se apaga da memória... O aniversário de casamento...

Muita dificuldade vocês enfrentaram na vida...
Muita luta vocês venceram juntos; isso é uma demonstração de amor, carinho, perseverança...
Foi preciso ter muita coragem para vencer tudo que vocês venceram, tudo que passaram...
Isso tudo é um grande exemplo de vida, de verdadeiro sentimento que vocês têm, um pelo outro...

E neste dia bonito e alegre, que vocês estão comemorando aniversário de casamento,
quero desejar tudo de mais excelente em suas vidas, muito amor.
e que este casamento dure por muitas eternidades...

Parabéns...
É o meu desejo sincero...
Parabéns pelo aniversário de casamento...
Felicidades pra vocês...