Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Professor Cavaco Silva em Valpaços


Na manhã do dia 13 de Dezembro, em que a chuva deu tréguas por umas horas, uma imensa multidão concentrada no Jardim Público, agitava-se ao som dos bombos e das conversas, enquanto aguardava, ansiosa, a chegada do Candidato Presidencial, Professor Cavaco Silva.

Essas centenas de pessoas vieram de todo o Concelho para manifestar o seu apoio ao Candidato que querem ver como Presidente de todos os portugueses, incluindo os Transmontanos e, fundamentalmente, os que vivem nas aldeias mais recônditas do interior nordestino.

Entre a entrevista concedida a uma aluna do 12º ano, os vários contactos que teve com a população anónima e as palavras dirigidas da escadaria da Câmara Municipal, fica uma mensagem de esperança nos portugueses, e de valorização do trabalho, fonte de todo o progresso.

Com o Professor e esposa tive uma breve conversa:
Disse-me, textualmente, que deveria considerar-me uma pessoa de sorte por ter à frente do meu Concelho uma pessoa como o Eng. Francisco Tavares. Não poderíamos estar mais de acordo.
Sinto um orgulho enorme neste Homem, nesta força e coragem, nesta determinação e honestidade, nesta capacidade invulgar de trabalho.

Sempre acompanhado pelo Presidente do Município, Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores e outras entidades, o Professor Cavaco Silva deixou a nossa terra e dirigiu-se a Chaves.

A Campanha continua...
.











19 comentários:

António disse...

Lindas imagens de Valpaços em festa numa brilhante recepção ao Candidato Drº Aníbal Cavaco Silva.
A nossa terra é assim:
Dá cartas no que consta a bem receber quem nos visita.

Mário Medeiros disse...

está tudo muito bem, mas o povo devia sair a rua era por isto
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Polemica-no-hospital-de-Valpacos.rtp&headline=20&visual=9&article=407074&tm=8

Graça Gomes disse...

Srº Mário Medeiros:
Não resta a menor dúvida que a maior prioridade de Valpaços, no momento, é o seu Hospital.
Não poderia estar mais de acordo consigo.
Mas, olhando à minha volta, vejo uma população acomodada, pouco interventiva.
Não é desta maneira que se resolvem os problemas.

Mário silva disse...

Mas afinal o Homem de quem se fala é Cavaco Silva ou Francisco Tavares?
Pelas palavras da senhora professora Graça Gomes até parece que o candidato à Presidencia da Republica é o nosso presidente Eng. Francisco Tavares.

Anónimo disse...

Política! UFFF. estou farta.

Anónimo disse...

Política! UFFF. estou farta.

Graça Gomes disse...

Srº Mário Silva:
O homem de quem se falou, nesse dia, foi, efectivamente o Professor Cavaco Silva. Não há margem para qualquer dúvida.
Relativamente ao Eng. Francisco Tavares, actual Presidente do Município Valpacense, é só aguardar.
O tempo vai mostrar-nos muita coisa...

Anónimo disse...

D. Graça,é muito agradável o seu blog, que acompanho com muita atenção, pois divulga coisas bonitas do nosso rico concelho. Não posso deixar de lhe fazer um reparo: está mandatada para promover a família Tété ? julgo que não, mas o exagero das reportagens fotográficas pode dar a entender isso. Forte abraço e boa energia para continuar. Anónimo atento

Anónimo disse...

Sr. Anónio,
Reparo que está atento, mas não me parece que a Sra. prof. Graça se desse a esse trabalho. É certo que o Dr. Tété não dá ponto sem nó, pois só aparece em Valpaços quando precisa de algo... a terra dele é Chaves. É em Chaves q vive a filha e genro. Mas será que o Dr. Tété pretende suceder o Chiquinho ? Ou pretenderá lançar o genro ? Não me parece nem uma coisa nem outra, pois, um reformou-se e o genro não tem pedalada... é advogado e no momento actual da economia portuguesa os advogados não são o indicado... venham pessoas experientes. Por fim, dizer que apoio a dedicação e trabalho da Prof. Graça. Amo Lebução e tenho pena que esteja a ficar abandonada, como as restantes aldeias do concelho. Beijinhos da amiga.

Anónimo disse...

Depois destes comentários anónimos, dei comigo a reflectir, e vejo-me obrigado a opinar;
Se a Prof. Graça está ou não a promover a família Tété, não sei, mas que seria uma honra ter uma família destas a gerir os destinos de Valpaços, lá isso era.
Façamos lá uma reflexão conjunta:
Quem são os possíveis sucessores de Francisco Tavares?
!!!Dr. Amilcar!!!Eng. Medeiros!!!Eng. Elói Ribeiro!!! família Tété!!!...
De todos estes que aqui referi, qual o que teria melhor condição para ser o sucessor?
Quem foram, o que são, e o que fizeram por nós?
Qual a conduta de vida de cada um?
Qual a sua seriedade?
De quem se fazem rodear?
Como diz o ditado: "diz-me com quem andas, dir-te-ei quem tu és."
Se conseguirem responder a estas perguntas, facilmente chegam à conclusão que mais vale um homem sério sem pedalada, que um ciclista profissional carregado de doping.
Anónimo Atento

Anónimo disse...

Estimado anónimo atento,

Fico espantada que, em Valpaços, de acordo com a sua cabecinha, só existam as pessoas a que se refere no comentário! Olhe que, fiz, somente, uma provocação à minha amiga Graça, na sequência de um comentário antecedente!.. Não esperava que existisse uma reacção tão atenta, como foi a minha – casualidade ou não ? Mas, apesar da provocação, também não posso deixar de lhe retribuir a minha reflexão. Pois bem: tão pobre seria o nosso lindo concelho, se só existissem esses salvadores para para Valpaços!... Pasme-se se lhe surgir alguma surpresa, que nem imagina!.. Há muito mais… Valpaços é um concelho rico em recursos, mas sobretudo em pessoas de valor… idóneas, trabalhadores, dignas de respeito. Pense um pouco! Pense na quantidade de Valpacenses que, infelizmente, teve que partir para outras paragens dentro do país e fora… Jovens a quem não lhes foi dada a oportunidade de demonstrar o seu valor na terra. Até a autarquia (uma das maiores empresas do concelho) que deveria desenvolver políticas de fixação de jovens, nada fez. Melhor, fez… deu emprego a filhos de amigos do concelho de Chaves… filhos do amigo Alexandre Chaves, etc… Vejam a quantidade de jovens de Chaves que ocupam lugares no Município de Valpaços… Vejam a quantidade de jovens de Valpaços que trabalham no Município de Chaves... Diga-me quantos ? Tenho pena! O Eng. Tavares, sempre teve medo dos jovens da terra, sobretudo aqueles com maior potencial criativo e inovador. Que pena que não hajam Valpacenses que lutem para o regresso desses jovens de origem, que seriam o futuro do concelho… Antes disso, investimos em emigrantes! Residentes em Chaves, etc…. Pretende o amigo anónimo que se passe de um Presidente que reside em Mirandela, para vir um que resida em Chaves… Então, acabem com o Município… juntem-no a Chaves, talvez seja o meu amigo anónimo mais feliz!... Para si, as pessoas que indicou são todas diminuídas, excepto a Excelência da família Tété! Espantoso… que fez essa família pelo concelho ? Pretende a resposta... pense um pouco... heiro, sem declarar o Fisco! Fico espantada, que na sua opinião, só essa família - que só agora desabrocha socialmente em Valpaços - Via Universidade Sénior, com a sua mestria calculista (e porquê ???)Valpaços merece mais...

A amiga anónima que também está atenta.

Anónimo disse...

Senhores,

Vejam só como a política é suja. Já pensam substituir o Sr. Enginheiro Tavares... e ele vai continuar (oxalá) por mais 30 anos... ele é um mestre do cínismo, pois promete a todos, mas só faz a alguns - os que lhe interessam!
Meu Deus, que barbaridades dizem vocês!!!!!!!!!
Anónima crítica

Anónimo disse...

Caro “Anónimo atento” ou “Anónima critica”, Hoje em dia, somos confrontados com tantos trapaceiros e pessoas tão mal intencionados, que a nossa atenção a pequenos pormenores tem que ser redobrada. Vejamos então:
Quando o senhor anónimo faz um comentário, é de registar o comentário anónimo seguinte, exactamente na mesma data e com diferença de 2 ou 3 minutos entre eles. Diria eu, que a coincidência é demasiada para não ser questionada. O mesmo anónimo, procura reforçar a ideia do seu comentário anterior, com uma linguagem um pouco diferente, mas claramente intencional e manipuladora. Diria ainda que este “discurso de despiste” é digno de um candidato á Autarquia que procura difamar aqueles que poderão ser um obstáculo ao seu caminho.
Meu caro anónimo, grandes nomes da história mundial, fizeram história por defender interesses de massas com as quais acreditaram ou mesmo se sensibilizaram. Um exemplo, pode ser o revolucionário Ché Guevara, que depois de muitas viagens pelo mundo, presenciou tanta miséria, impotência, lutas e sofrimento, concluindo que a única maneira de acabar com todas as desigualdades sociais era promovendo mudanças na política administrativa mundial. Sendo ele Argentino, combateu pela causa Cubana, precisamente lutando por valores em que acreditava. Hoje é recordado por todo o mundo, sendo um ícone vivo, adorado e respeitado por toda a população Cubana.
Tendo em conta as suas teorias, este homem não deveria ter o apoio do povo cubano porque era argentino.
Meu caro, não importa de onde vêm os grandes homens da nossa comunidade, o que importa sim, são os valores que os movem e que nos transmitem. Se vêm de Mirandela, Chaves, Lisboa, Tunes, Paris, Londres…etc, isso não é relevante. O que é relevante sim, é a capacidade intelectual de cada um para gerir uma sociedade com sabedoria salomónica, evitando assim cometer injustiças sociais.
Para terminar lhe digo, que os nomes aqui apresentados, são aqueles que mais têm sido publicados. No entanto, ao que sei, nenhum assumiu qualquer candidatura para substituir Francisco Tavares. Torna-se prematuro falar da forma como fala. Se o seu nome não consta na lista, é a oportunidade certa para sair do anonimato. Se já consta, deve aguardar pelo momento certo, e denegrir os que lhe fazem mais moça na hora certa.

Anónimo atento (2º)

Anónimo disse...

Caro Anónimo Antento (2º),
Quem põe em causa as pessoas a que se refere, é você, pois: Relativamente às pessoas que cita, põe em causa a reputação, quem foram essas pessoas, o que são e o que fizeram por nós, a sua conduta de vida e a seriedade!!! Lembre-se que se está a referir-se ao Dr. Amílcar, ao Eng. Medeiros e ao Eng. Elói Ribeiro. Pura inveja!!! Esses são da terra e do concelho!!! Cuja vida está à mostra. O 1º é uma pessoa com valor e esforçado, o 2º é o que ali está, uma pessoa séria. O Eng. Elói não precisa de Valpaços para viver, talvez Valpaços precisa-se dele e da esposa, pois são pessoas com imenso valor intelectual e de trabalho!!! Pura inveja... Se sabe de alguma coisa que ponha em causa a idoneidade destas pessoas, identifique-se e refiras, já que critica os outros por ficarem resguardados. Para si, só a família Tété tem boa reputação! Que interessante, que pobre é Valpaços em termos de gentes e valores!!! Nada tenho contra essa família, nem nenhuma outra, mas não posso deixar de achar estranho a bajulação de alguns, como seja a sua capacidade de Endeusamento dos mesmos. Também estou atenta.... não é só o meu caro amigo - que espero se revele...!!! Também será um daqueles que pretende fazer parte das listas ? Ou não é verdade o que refiro acerca dos jovens... sou sabedora disso, pois conheço a realidade, vivo em Valpaços, não estou noutra realidade, como certamente o meu amigo está!
Quanto ao futuro, meu amigo, vamos aguardar e só espero que Valpaços tenha melhor sorte!!! Certamente como você.... Anónima Atenta

Anónimo disse...

Caro Anónimo(a) atento(a)
Parece que desta vez, o seu segundo comentário de reforço foi suspenso. Deixou de fazer sentido?
O seu anonimato também parece estar um pouco à quem do que lhe possa parecer. Este ódio ao Presidente da Câmara deve-se à sua falta de apoio em determinada fase da sua vida?
Por acaso sabe em que moldes Francisco Tavares herdou o Concelho de Valpaços e a Câmara Municipal? Claro que sabe! Mas não lhe interessa aqui referir.
E esta aversão à família Tété Pereira, de onde vem? Diz nada ter contra eles, mas, dissecando o que escreve, parece estar preparado(a) para os molestar. Qual a sua intenção quando surge neste blogue, fazendo-se passar por duas pessoas anónimas diferentes, e onde gratuitamente vai reforçando aspectos que, a seu entender, podem prejudicar esta família. Fica deveras incomodado(a) quando alguém enaltece os valores que realmente esta família possui. Bajulação, chama-lhe! … Eu chamar-lhe-ia admiração. Porém desengane-se. Não sou filiado em qualquer partido, não gosto de Politica e abomino aqueles que dela têm dependência.
No seu caso, já não diria o mesmo, e alguma cautela deveria ter.
Se algum crédito poderia assumir o seu comentário quando se refere ao despovoamento, deixou de o ter quando enaltece características de possíveis candidatos à Câmara Municipal, onde situações ilícitas e pouco clara são mais que conhecidas. Por acaso conhece algum deles que não dependa ou não tenha constituído património com a política? São estas pessoas que admira? Daqui, excluo o Eng. Medeiros, que, conhecendo-o, é um homem bom e trabalhador. Poderia até ser um bom Presidente de Câmara se tivesse uma formação política mais aguçada para o efeito, mas não a tendo, tem uma formação intelectual superior a qualquer um dos que aqui defende.
Poderia aqui enunciar muitas situações, tal como diz, mas não tenho qualquer interesse em me imiscuir em assuntos que não me dizem respeito, e muito menos expor gratuitamente cidadãos ao julgamento público.
Porém caro(a) anónimo(a), não sendo “bajulador”, nem muito menos pertencer a qualquer suposta lista, não vejo elemento algum da família Tété envolto em polémica, ou muito menos depender de qualquer organismo público para sobreviver. Além disso, o percurso de vida de qualquer um deles fala por si. O Dr. Tété Pereira, é uma dos mais reconhecidos advogados do distrito de Vila Real e do país. Competência não lhe falta, e é uma honra conhece-lo.
Não deite pedras para o ar meu caro, quando menos esperar, podem-lhe cair em cima.
Deveria fazer uma análise ao seu discurso pouco coerente e contraditório.
Tenha alguma cautela no que escreve, e se quer fazer algum tipo de campanha política pelo seu candidato já assumido (Amílcar Almeida), faça-o, sem denegrir outros cidadãos que até ao momento em nada se manifestaram.
Por aqui me fico, caro(a) anónimo(a), pois a conversa considero ter ido longe de mais.

Anónimo atento (2º)

Anónimo disse...

Senhores,
A confusão está lançada. Os anónimos tenham a coragem de se revelarem. Coragem é uma palavra só para alguns. É por estas e por outras que Valpaços nunca irá a lado nenhum! Haja respeito pelas pessoas... Já repararam que envolvem gratuitamente o nome de pessoas e podem induzir em erro outras ? Tenham vergonha!!!! Chega.
ANJ

Anónimo disse...

Anónimos estúpidos.
O xiquinho não vai apoiar nenhum desses. Estão a fazer o que ele quer. Queimem-se que o caminho fica aberto ao candidato sombra da família Tavares.

Anónimo disse...

"Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no fato de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões."

Bertrand Russell

Anónimo disse...

Anónimos,
Deviam formar um blog próprio para debates sobre o futuro da nossa terra, mas sem anonimos. Quais são os receios daqueles que se escondem no anonimato! Quanto ao futuro lider da nossa autarquia, muita água vai correr... ás vezes surgem muitas surpresas. A vida é cheia de surpresas e imprevistos. Lembrem-se, como refere um anónimo, como chegou o Francisco Tavares ao poder? Quem imaginava ? Felizmente Valpaços tem muitas soluções - embora não parecça, mesmo de outras ideologias política - diria até de independentes credíveis! Assim seja... Lembrem-se que o Eng. Tavares - mesmo que pretenda - não vai impor alguém da sua família. Vejam o que está a acontecer no Egípto... o tempo de impor já lá vai... vivemos em democracia... Chega de TAVARES...

Jaime Lopes