"Olá Graça, estava agora a cantarolar a marcha de Lebução - a do Sr. Armindo, como eu lhe chamo - e veio-me à ideia a festa de Lebução e a banda de São Mamede de Infesta, que tão bem a tocava. Tudo isto para te dizer que essa banda tinha a pauta de música desta marcha, que lhe foi enviada pelo Sr. Armindo, no ano em que eu e ele fomos mordomos da festa. Possivelmente fará ainda parte do repertório da banda, uma vez que é um tema muito animado. Será uma hipótese de recuperar essa relíquia, não. Beijinhos
Remédios Lavrador"
A Remédios Lavrador, uma nossa conterrânea a residir em Chaves, interessa-se, como poucos, por tudo quanto se relaciona com a terra que a viu nascer. O texto que acabaram de ler é uma mensagem que a Remédios me enviou, que considero da maior importância.
Todos, ou quase todos, sabemos a letra da Marcha de Lebução, a Marcha do Srº Armindo, como muito bem diz. O mesmo não acontece com a música, o que tem contribuído para que o poema não passe daí. Esta informação, preciosa no meu entender, que a Remédios nos deu, relativamente à Banda de S. Mamede de Infesta, criou em mim a esperança de ver recuperada esta jóia, quase perdida pela incúria de alguns, de homenagem à nossa terra.
O meu apelo, vai para todos, quantos têm poder de decisão sobre a nossa terra, no sentido de se mobilizarem, para recuperar algo, que tem a ver com a nossa identidade, e pode estar em vias de perder-se para sempre.
Sem comentários:
Enviar um comentário