
As cegonhas não possuem dimorfismo sexual, ou seja, não existem grandes diferenças entre o macho e a fêmea. A plumagem de ambos os sexos é em tudo idêntica, tornando-se por isso difícil distingui-los. No entanto, o macho, costuma ser um pouco maior que a fêmea. Existem outras formas de os conseguir distinguir, mas através do comportamento. Nesta fase é fácil distinguir o macho durante a cópula quando começa a bicar a fêmea repetidamente, e pelo facto de, na maioria das vezes, ser o que mais contribui para a construção do ninho, ausentando-se mais vezes para ir buscar materiais com que vai ajeitando "a casa".
Geralmente o macho chega primeiro e vai-se encarregando da construção ou reconstrução do ninho (ramos entrelaçados). Em 8 dias já pode receber a fêmea e começar a acasalar.
(Fonte: Internet)
O macho já está entre nós, numa labuta diária, em voos de asa larga, repetidos, vezes sem conta, ao longo do dia. Sim, porque o restauro de uma casa, não é nenhuma brincadeira e, não tarda, está aí a esposa que, dizem, tem cá um feitiozinho ... Se o ninho não estiver à sua maneira, com todos os ramos ajeitadinhos e bem forrado, isto até pode dar em divórcio!
Sem comentários:
Enviar um comentário