Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Usado desde a Idade Média, o chá de alecrim traz diversos tipos de benefícios para a saúde



Usado desde a Idade Média, o chá de alecrim é uma bebida bastante consumida e que traz diversos tipos de benefícios para a saúde.
A erva era um dos segredos de rejuvenescimento da rainha Elizabeth da Hungria, que recebeu a indicação do chá de alecrim de um monge, que também prometia saúde e alegria para quem o consumisse.
Nessa época o chá de alecrim era bastante utilizado para combater tristeza, especialmente em casos mais severos, como a depressão.
Para que serve o chá de alecrim
Tosse, gripe e doenças respiratórias
O alecrim é uma erva expectorante e estimulante, ajudando a controlar problemas como tosse, gripe (principalmente as acompanhadas de catarro) crises de asma e outras doenças respiratórias.

A erva também possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, beneficiando directamente pessoas que sofrem de hipertensão.
Um estudo aponta que devido a presença do ácido carnósico, que tem propriedades neuro-protetoras e ajuda na redução de tóxicos que poluem o cérebro, o alecrim aumenta a capacidade da memória e pode prevenir doença de Alzheimer.
E esse ácido não é responsável apenas pelo estímulo da memória. O mesmo estudo provou que o cheiro exalado pelo planta é uma excelente forma demanter o bom humor.

Muito indicado para quem sofre de estafa mental, o alecrim é capaz de relaxar e acalmar os nervos, pois aumenta o fluxo sanguíneo, tem propriedades antioxidantes para o sistema nervoso e traz benefícios para o cérebro.
Ajuda a digestão

A bebida feita a partir da erva tem propriedades sudoríferas e é digestivo, ajudando nos sintomas de má digestão. O chá de alecrim também é uma excelente forma natural de limpar o fígado.

A ingestão do chá de alecrim ajuda a eliminar excessos de líquido do corpo, pois possui ação diurética. Também contribui para tratar ansiedade, evitando que o individuo busque consolo na comida. O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece ajuda a emagrecer de forma saudável.
Alivia a enxaqueca

Conhecida no mundo da medicina alternativa há séculos devido à essa função, a erva é um popular tratamento natural para quem deseja acabar com as dores provocadas pela enxaqueca. Para esse fim, basta ferver um pouco de alecrim, colocar em uma tigela e inalar o vapor por cerca de 10 minutos.















































Sem comentários: