Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Escolas fecham aldeias

Este é o edifício da Escola de Lebução, constituído por um bloco único onde funcionaram os serviços administrativos, papelaria, cozinha e refeitório, bufete, salas de aula, biblioteca, sala de informática e sala para prática desportiva.

No exterior, para além de um amplo espaço que envolve o edifício, existem os campos de jogos com balneários exteriores.

Foi um projecto da Câmara Municipal de Valpaços que o Presidente, Eng. Francisco Tavares, acompanhou e apoiou com muito empenho e carinho.

A escola foi inaugurada em 31/07/1993 pelo então Primeiro - Ministro Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, e entrou em funcionamento no ano lectivo de 1993/94. No ano seguinte, 1994/95, integrou os alunos do 1º Ciclo das escolas de toda a área envolvente.

No ano lectivo de 1998/99 entrou em funcionamento o Agrupamento Vertical de Escolas de Lebução, que abrangia todos os alunos do ensino Pré-Escolar até ao 9º ano de escolaridade.

Hoje, devido às políticas educativas do governo, este excelente edifício encontra-se praticamente desactivado, a caminho do total encerramento. Contra esta situação levantou-se toda a população, numa manifestação de descontentamento. O Presidente da Autarquia, Eng. Francisco Tavares, congregou todos os esforços no sentido de manter aberta até ao 9º ano de escolaridade a nossa escola. As políticas educativas do governo falaram mais alto.

Desta batalha saíram vencedores o Governo, o CAE e quem o coordena.

Perderam as crianças que, passando o dia fora de casa, ficam mais tempo afastadas da família.

Perderam os pais que vêem partir os filhos de madrugada, percorrer 25km até à escola, para regressarem noite escura, com mais 25km de estrada palmilhada.

E, obviamente, perdeu Lebução que assiste ao desenraizamento dos mais novos.

É assim que começa a emigração.

1 comentário:

Carlos C. disse...

Até que enfim a verdade foi reposta. Já dizia o poeta - que a mentira só persistia enquanto não fosse encontrada a verdade.
Passa pela cabeça de alguém, que o Presidente da Câmara movesse um dedo para encerrar a escola da sua terra? Isto só de loucos!
Parabéns pelo Blog, Prof. Graça