
Este é o edifício da Escola de Lebução, constituído por um bloco único onde funcionaram os serviços administrativos, papelaria, cozinha e refeitório, bufete, salas de aula, biblioteca, sala de informática e sala para prática desportiva.
No exterior, para além de um amplo espaço que envolve o edifício, existem os campos de jogos com balneários exteriores.
Foi um projecto da Câmara Municipal de Valpaços que o Presidente, Eng. Francisco Tavares, acompanhou e apoiou com muito empenho e carinho.
A escola foi inaugurada em 31/07/1993 pelo então Primeiro - Ministro Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, e entrou em funcionamento no ano lectivo de 1993/94. No ano seguinte, 1994/95, integrou os alunos do 1º Ciclo das escolas de toda a área envolvente.
No ano lectivo de 1998/99 entrou em funcionamento o Agrupamento Vertical de Escolas de Lebução, que abrangia todos os alunos do ensino Pré-Escolar até ao 9º ano de escolaridade.
Hoje, devido às políticas educativas do governo, este excelente edifício encontra-se praticamente desactivado, a caminho do total encerramento. Contra esta situação levantou-se toda a população, numa manifestação de descontentamento. O Presidente da Autarquia, Eng. Francisco Tavares, congregou todos os esforços no sentido de manter aberta até ao 9º ano de escolaridade a nossa escola. As políticas educativas do governo falaram mais alto.
Desta batalha saíram vencedores o Governo, o CAE e quem o coordena.
Perderam as crianças que, passando o dia fora de casa, ficam mais tempo afastadas da família.
Perderam os pais que vêem partir os filhos de madrugada, percorrer 25km até à escola, para regressarem noite escura, com mais 25km de estrada palmilhada.
E, obviamente, perdeu Lebução que assiste ao desenraizamento dos mais novos.
É assim que começa a emigração.
1 comentário:
Até que enfim a verdade foi reposta. Já dizia o poeta - que a mentira só persistia enquanto não fosse encontrada a verdade.
Passa pela cabeça de alguém, que o Presidente da Câmara movesse um dedo para encerrar a escola da sua terra? Isto só de loucos!
Parabéns pelo Blog, Prof. Graça
Enviar um comentário