Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Parabéns à Sr.ª Ana Lavrador


A Sr.ª Ana Lavrador comemora hoje o seu aniversário. Sim, a Sr.ª Ana do Baptista, (pai) mais tarde Sr.ª Ana do Gustavo, (marido) mas sempre Sr.ª Ana do Outeiro.
Uma coisa é certa. Não é toda a gente que chega aos 87 anos com tanta lucidez que consegue reproduzir o ciclo do linho, com todas as tarefas que arrastava, e o nome dos artefactos inerentes a esse cultivo.
Natural de Lebução, onde viveu a maior parte da sua vida, ocupava os seus dias tecendo lindas peças que ainda hoje podemos admirar. Por contingências da vida vive, há anos, em casa do seu filho e meu amigo Afonso, no Porto.
Esta é a minha homenagem, a uma filha desta terra que, embora ausente, nunca esquece a terra do seu coração, a terra que a viu nascer.

Parabéns à srª Ana e, parabéns também, aos seus filhos Afonso, Zé Carlos e Rita.


TECEDEIRA


Namorei a tecedeira

Pelo buraco da chave

Ela estava tece tece
Minha porta não se abre


Minha porta não se abre

Ela é ruim de abrir

Ela estava tece tece

Minha mãe estava a dormir


Minha mãe estava a dormir

O meu pai já ressonava

Ela tece tece tece

E já era madrugada…


Eu estava pra te escrever

Logo à noite ao fim da ceia

Caiu-me a pena ao chão

Apagou-se-me a candeia


Ó que luar ó que lua

Ó que céu tão estrelado

Amor que tanto me queria

A quem trará enganado

(popular)

12 comentários:

Anónimo disse...

Olha a senhora Ana ha quanto tempo nao a vejo. Muitos parabens para a senora Ana por fazer anos e saude para o Afonso que é um bom filho.

Afonso Carneiro disse...

Amiga Graça,

Que surpresa!!!
Que lindo!!!
Que amiga que tu és...
Um grande beijo emocionado.
Obrigado.
Afonso.

Graça Gomes disse...

Temos de dar continuidade à amizade que sempre uniu as nossas famílias, desde o tempo dos nossos avós. Da nossa parte, estou certa, essa amizade perdurará.
Um beijo.

Anónimo disse...

O anonimo diz que é um bom filho. com certeza que é, pudera!!!!!.
E será que é um bom irmão?
Concerteza que os irmaos tambem o adoram.

Graça Gomes disse...

A novela continua... uma triste novela para quem a interpreta!
Se tivesse nome eu chamar-lhe-ia:
O/os anónimo/os volta/m a atacar.
E, afigura-se-me que está a passar de novela a comédia.
Haja paciência!

Anónimo disse...

parece que o gato lhes comeu a lingua....

Anónimo disse...

Sou amigo do Afonso, Há uns dias encontreio e estivemos a falar, ás tantas perguntei-lhe sabes o que algumas pessoas dizem de ti? respondeu, imagino são coisas que não me interessam... Depois de alguma insistencia da minha parte lá me contou a sua verdade, depois eu conclui que ele é e continuará a ser omeu amigo Afonso.
O anonimo como eu me vou manter, ou é família chegada da irmã e compreendo, ou então tirou conclusões a houvir só um lado e isto é complicado...já agora Deus existe e ela sabeo bem, por isso anda na igreja a pensar no Além.

Afonso Carneiro disse...

O anónimo que se diz meu amigo, eu sei quem é, só a um contei algumas verdades, chegou a minha vez de te criticar, achas que o trabalho que fez a Graça e me deixou tão orgulhoso, deixou o meu irmão Zé Carlos a chorar por estar tão longe, foi para uns comntários de anónimos!!! Queria te dizer para respeitares a minha mãe, neste momento até está muito doente e tu vais ter concerteza outros momentos para estar ao meu lado,como sabes eu não preciso de ajuda...
Agora para ti minha amiga, tinha-te prometido que não respondia a anónimos mas este eu sei quem é.
Desculpa as fraquezas da minha família.
Afonso Carneiro

Eliseu Afonso disse...

A Graça não devia admitir isto.

Então o sr. anónimo faz insinuações e depois apaga o comentário?!!!!!!,mas que palhaçada e cobardia vem a ser esta? Então as pessoas sérias e com amigos e amigos anónimos, não davam resposta?
Vamos lá penssar 2 vezes antes de escreverem asneiras.

Vamos lá avivar este glog,porque pôr aquilo que estou a vêr o folar não causou estragos só em minha casa, há mais tripas preguiçosas pôr aí.
Há um mês que o blog anda com menos de metade das visitas.
Vamos lá escrever e comentar com verdades e sem ironias, para depois não ter que apagar o que se escreve.

Escrevam enquanto é tempo, a democracia está a atormentar muitos democratas.

Lembrem-se que hoje é o
"25 de abril"
Abs a todos os amigos

Sou: E.A.

Graça Gomes disse...

Olá, Eliseu!
Bem vindo depois destas merecidas férias...
Não foi o anónimo que apagou o comentário, ele não tem possibilidade de o fazer , depois de publicado.
Eu nunca irei consentir algo semelhante, vindo dum anónimo.
Quem assim procede, e eu não estou a dirigir-me a ninguém em especial,
ou está a mentir ou é cobarde.
Eu sou contra uns e outros.
Relativamente às visitas deste blog, têm aumentado, com cerca de 200 visitantes diários.
Houve confusão da tua parte.
Um beijo e até sempre.

ELISEU AFONSO disse...

Olá amiga

Desculpa Graça eu já apaguei aqui um comentário meu, só se ainda o não tinhas validado, mas já lá estava há 2 ou 3 dias,
mas asim já sei que foste tu.
Mas eu já vi aqui comentários mais graves e mentiras com as mesmas palavras e não foram apagadas, certamente que não as leste, e não tenhas duvidas que o que lá estava ou está é mais grave. Pela parte que me toca é bem verdade esse individuo nem parece ser familia de quem é, mas se tens duvidas eu posso põr aqui os factos que me dizem resppeito para ficares de boca aberta.

Agora fazer comentários anómimos!!!! eu!!!!! todos sabem, mas há quem não fosse conta, mas agora!!!!! enfim.

Graça, quanto aos visitantes,desculpa eu também sei do que falo,e trago tudo contado desde que entrei.

Xau Abs
Sou:E.A.

Eliseu Afonso disse...

Atenção "conta" deve ler-se "contra"

Sou: E.A.