Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sábado, 29 de maio de 2010

Pretérito mais que presente


Passou no dia 27, na TSF e voltará a repetir no Sábado, dia 29, depois das 13.00h, a reportagem “Pretérito mais que presente”, sobre a visita de estudo que os alunos da Escola Secundária de Valpaços efectuaram a Oswiecim (Auschwitz), no âmbito do Projecto “Auschwitz” em 1.ª Pessoa” iniciativa que resulta de uma parceria entre a nossa Escola com a Escola Secundária Local, Liceum Stanislawa Konarskiego em Auschwitz.
Vale a pena ouvir estas passagens no diário de Pedro, que os Sinais de Fernando Alves, nas manhãs da TSF, não deixaram de assinalar. No interior também há mentes brilhantes!
Texto e imagem retirado do blog de Eugénio Borges http://botarabocanotrombone.blogspot.com/

2 comentários:

Ze de Valpaços disse...

Eu ouvi a reportagem, um excelente trabalho da TSF. Estão de parabens os alunos da secundaria de valpaços e o seu director drº Abel Ribeiro. Mostraram ao pais e ao mundo que em valpaços ha jovens com muita categoria.

Armando Sena disse...

Ouvi parte deste documentário e gostei. Gostei, porque é normalmente muito bom este espaço da TSF. Depois porque nos dizia muito e com aquele acento que nos é característico. Não sei quem foi o promotor da visita, quem envolveu a comunicação social, mas fez um bom trabalho. A ele(a) os meus parabéns.