Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 25 de julho de 2010

Autarca valpacense contra fecho de escolas

Olá Graça,

Espero que esteja tudo bem contigo....daqui a 1 semana estaremos de férias em Lebução!!! Mas não foi para te dizer quando é que vou de férias para Lebução que te escrevo, mas sim, para dar os parabéns ao Sr Presidente da Câmara de Valpaços, o Sr Eng Francisco Tavares, sobre uma noticia que foi hoje publicada no JN. Saúdo-o pela coragem e firmeza que tem tido para com o Srs que se encontram no Governo, sobre o fecho das escolas no País! Se todos os autarcas deste País fizessem o mesmo, o Ministério da Educação não teria encerrado tantas Escolas.
Penso que esta noticia (anexo em pdf ) deve ser colocada no Blog como forma de dar força ao Sr Presidente !
Beijos!
Susana Martins



Uma escola só com dois alunos
Valpaços


Valpaços está a revelar-se a maior dor de cabeça do Ministério da Educação no que toca à reorganização da rede de ensino do l.2 Ciclo. Ao contrário do que acontece na maioria dos concelhos, neste ainda persistem escolas com números muito abaixo dos dez alunos, patamar mínimo que há anos levou à primeira vaga de encerramentos.

Ao que o JN conseguiu apurar, na escola da aldeia de Valverde, por exemplo, estão inscritos dois alunos e na de Água Revés quatro. Com mais ou menos dez alunos ainda haverá pelo menos três unidades. A directora adjunta da Direcção Regional da Educação do Norte, Ema Gonçalo, que há anos é a candidata do PS à Câmara liderada pelo social-democrata Francisco Tavares, assume que tem havido "dificuldades" na negociação com o autarca, mas assegura que é este ano lectivo que as escolas "com números excessivamente baixos" vão encerrar. "Foi o único caso no distrito. Tem havido alguma falta de abertura. Mas somos nós que temos de garantir a qualidade pedagógica e não vamos deixar de assumir as nossas responsabilidades", garantiu, ao JN, Ema Gonçalo, admitindo que as restantes escolas encerrarão quando estiver concluído o Centro Escolar de Valpaços.

Ora é precisamente este argumento que o presidente da Câmara está a usar para fincar o pé ao fecho de escolas. "O que estava acordado com o secretário de Estado era que só fechariam escolas quando o centro estivesse concluído.

Por isso, com o meu acordo, até que isso aconteça, não haverá encerramentos", afiança Francisco Tavares, admitindo mesmo que não assumirá responsabilidades ao nível do transporte se houver fechos e necessidade de deslocar crianças.

MARGARIDA LUZIO (JN)

3 comentários:

Alexandra Gomes disse...

Muitos parabéns Sr. Presidente da Câmara pela força e coragem...

Maria Valpaços disse...

Força, Senhor Presidente. O senhor é o nosso orgulho. Haja alguém com coragem para travar esta política desastrosa do governo, no que concerne à educação.

Rui André Martins disse...

O nosso Presidente ao contrário de outros autarcas é um Homem de palavra sempre ao serviço das populações.
Está sempre perto das mesmas procurando ajudar a resolver os seus problemas.

Um BEM HAJA