Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Carros Clássicos em digressão pelo Concelho


Foram umas dezenas de Carros Clássicos que ontem, Domingo, dia 22 de Agosto, se passearam pelas estradas do nosso Concelho.

Saíram de Valpaços e rumaram a Lebução onde se concentraram e se procedeu à benção dos pilotos e das viaturas, obviamente. Esta cerimónia esteve a cargo do Pároco da Freguesia, Ricardo Pinto, que dirigiu umas palavras aos pilotos e, num ritual simbólico, aspergiu "água benta" sobre todos que se reuniram à volta do coreto, ao mesmo tempo que recitava umas orações. A seu lado, o Presidente do Município, Eng. Francisco Tavares, que incorporou a comitiva com um velhinho, mas muito conservado e brilhante "Citroen 2cv".

A Junta de Freguesia de Lebução, ( José Pinheiro, Carlos Castro e Ângelo Ferreira ) sempre atenta a estes acontecimentos, e, dando cartas na arte de bem receber, brindou os presentes com refrescantes bebidas, sem álcool, porque a digressão iria continuar pela tarde.
















3 comentários:

Lebuçanense Activo disse...

Lebução está a ficar famosa!
Ele é só festas, ele é só comemorações, ele é só animação.
Qualquer dia tira as vezes a Valpaços.
Isso é que eu me ia rir...

Unknown disse...

Olá a todos!!!

Vendo estas fotos de Sr Padre a benzer os carros...deixa-me um pouco irritada!

Isto porque há dias vi este Sr a entrar em Lebução a mais de 100km hora!!!!
Parece que ia atrasado para um baptizado...mas o que é isto???
Tive pena de não o apanhar, porque eu gostava de lhe dar um recadinho.
Mss pode ser que ainda o leve daqui a uns dias.
Bem sei que esta noticia nada tem haver com a velocidade que o Sr anda...mas não posso deixar de comentar.!!!

Graça Gomes disse...

Olá Susaninha!
A tua mensagem não só é oportuna como verdadeira. Está perfeitamente contextualizada porque é de carros que estamos a falar.
Eu, que me cruzava diariamente com ele, na estrada, sei os sustos que apanhei...