Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ricardo Araújo Pereira esteve em Lebução


O Ricardo Araújo Pereira esteve em Lebução, numa festa de família.

Numa breve conversa que tive com ele constatei que, como todos os grandes, é uma pessoa humilde, humildemente sábia. Com um sorriso doce e sarcástico, uma mistura de menino bom e malandreco, respondeu, soltando o sorriso:

Ricardo, é verdade que Vila Nova da Rabona é Lebução? Respondeu, falando muito com os olhos:

Vila Nova da Rabona é uma aldeia que eu inventei. É uma aldeia sossegada... Pronto, disse eu, Vila Nova da Rabona é Lebução.



O Ricardo é Benfiquista. Portugal sabe isso. Se esse clube acabasse escolheria o ...

Começaram a chegar pessoas e a conversa alargou-se. Ainda disse que ia a Aveiro ver jogar o seu Clube com o F C P para a Supertaça.

Jogavam nesse dia.

Eu tenho a certeza que se convidasse o Ricardo Araújo Pereira para almoçar ou jantar comigo ele aceitaria.

E esta, senhor Primeiro Ministro?

Ainda há neste país quem respeite e dialogue com as professoras...







10 comentários:

Inês disse...

Oh, o Ricardo Araújo Pereira! Ele de facto parece ser uma pessoa fabulosa, que sorte teve por tê-lo conhecido! Aqueles que estão nas outras fotos são familiares dele?

A propósito, é professora? Admiro imenso os professores, aliás, tenho familiares que o são e sei o que sofrem hoje em dia... Ainda bem que existem pessoas como o Ricardo, para vos dar o devido valor! Parabéns pelo seu blog.

Inês

Anónimo disse...

Sem pretensões de chegar sequer aos pés de tão distinto e sábio humorista, tenho o atrevimento de deixar aqui a humilde sugestão para 1próxima rábula: Ai Jesus... A Maria(Di) já se foi! O José qualquer dia vai preso! A vaca já trabalha para o Reinaldo Teles! O burro(orelhudo) tá doente... E agora??_Vais esperar pela cruz e pelos pregos?!

Anónimo disse...

Parabéns Graça pelo encontro imediato com esse homem do humor.

João Madureira

Leandro Afonso disse...

o RAP é sem duvida um excelente humorista e uma referencia em Portugal para mim, sendo eu um amante de stand up comedy... muitas das parvoices que digo por vezes vêm de skits do gato fedorento, tal nao foi a influencia! eheheh

Sílvia disse...

Olá Graça,

Foi certamente por esquecimento, que não foi referido que a festa de família que trouxe o Ricardo a Lebução, foram as "BODAS DE OURO", dos sogros, Armandina e Luís.
O Ricardo é sem sombra de dúvida um ser humano fantástico e iria jantar contigo, da mesma forma que o faria com qualquer outra pessoa, independentemente da profissão.
Já agora aproveito também, para dar os parabéns aos Senhores que comemoraram os seus 20 anos de matrimónio, vão no caminho certo para conseguirem o mesmo que os sogros do Ricardo.

Parabéns MÃE e PAI.

Beijinhos Graça.

Sílvia (A cunhada do Ricardo)

Graça Gomes disse...

Estou a preparar um Post com as Bodas de Ouro dos teus pais. Faltam-me fotos da Igreja, porque cá fora eu resolvi a situação.
Vais ser tu, Sílvia, a mandar-me as fotos. todosBeijos para

Graça Gomes disse...

Foi à pressa, Sílvia, que deixei o comentário relativamente às Bodas de Ouro dos teus pais. Estava de partida para férias.
Quero acrescentar, no entanto, que foi uma cerimónia linda, e que os amigos Armandina e Luís estavam deslumbrantes.
Por favor manda-me fotos que entendas devam figurar no nosso Blog para o seguinte endereço;
gracaoliveiragomes@gmail.com
ou
graca-oliveirag@hotmail.com
Um beijo e fico a aguardar.

Diogo Gomes disse...

Olá Ricardo Araújo Pereira!
Eu gosto muito do Gato Fedorento.
Farto-me de rir com as tuas piadas.
Na televisao nao pareces tao alto como és na verdade.
Quando voltares a Lebuçao eu quero ver-te.
Abraços
Diogo Gomes

Anónimo disse...

?

Anónimo disse...

Essa interrogação quer dizer alguma coisa?
É melhor desembuchares, pois podes rebentar...