Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 3 de maio de 2011

GANHAR (N)O FUTURO










GANHAR (N)O FUTURO

A nossa Feira do Folar é, reconhecidamente, um grande sucesso.
Atrevo-me, mesmo, a dizer que a Feira do Folar de Valpaços é, hoje, uma referência regional. Uma marca de Trás-os-Montes e do Alto Tâmega.
É a razão, pela qual, se concentram, todos os anos, em Valpaços, dezenas de milhar de pessoas. A nossa Feira do Folar atingiu uma dimensão tal que, este ano, vejam lá, até tivemos “direito” a um canal de televisão a fazer a cobertura, em directo e durante várias horas, do evento.
Este ano a Feira do Folar e o nome de Valpaços chegaram, seguramente, um pouco mais além.
A promoção turística de Valpaços, passa, necessariamente, pela beleza das nossas paisagens, pela qualidade, excepcional, dos nossos produtos agrícolas e pelos saberes das nossas gentes. As castanhas, a fruta, os frutos secos, o azeite, o mel, o vinho, o fumeiro e o folar, são, ninguém tenha dúvidas, o nosso presente e o nosso futuro.
Temos que promover os nossos produtos e dinamizar o pavilhão multi-usos.
Temos que ter a capacidade de, ao longo do ano, realizar, pelo menos, mais dois ou três eventos, com vista à promoção e divulgação dos nossos produtos e da nossa região.
Temos que ser audazes e, de quando em vez – sempre que nos seja permitido – promover os nossos produtos noutros concelhos, noutras regiões e, se possível, até, noutros países.
Para que o concelho tenha esta dinâmica, é imperioso, sem dúvida, um empenhamento forte e determinado da Câmara Municipal de Valpaços. Mas, também, é necessário um envolvimento maior da sociedade civil, das Cooperativas, das associações de agricultores e das associações comerciais e/ou industriais ligadas ao concelho.
Muitos de nós, acomodados, esperamos e queremos que a Câmara Municipal de Valpaços realize essa tarefa sozinha.
Esta tarefa, árdua e difícil, cabe a todos e é da responsabilidade de todos nós.
É o futuro da nossa terra e das nossas gentes que se joga (ainda mais em tempos difíceis e de crise) e, por isso, não posso aceitar algum conformismo reinante.
Somos gente de trabalho, humilde e honesta que tem a obrigação de propiciar um futuro melhor aos nossos filhos e às gerações vindouras.
Espero, muito sinceramente e a bem de todos, que saibamos travar esta luta e que a consigamos vencer.

António Ribeiro Barbosa
a.barbosa-6766p@adv.oa.pt








O post que o blog "Lebução de Valpaços" escolheu para hoje é parte de uma intervenção, brilhante como todas, que o Drº António Barbosa levou à tribuna da Assembleia Municipal, na reunião de 29 de Abril de 2011.








63 comentários:

Anónimo disse...

falta-lhe substância, tudo isto é muito polidinho... e esta do termos direito a tv não lembrava a ninguém. Porque não haveriamos ter, o sr dr barbosa n vê o tal programa aos sábados? se vai às outras feiras porque n haveria de vir a Valpaços?

o que tem este artigo de brilhante? Disse alguma coisa que outros não tivessem já dito?

O dr Barbosa pode ser um bom advogado, mas está longe de ser um bom político. Faz falta na assembleia e na comissão política do partido, mas não é homem certo para candidatar a câmara... muito menos seria o presidente que Valpaços precisa para substituir o presidente. Se fosse o sogro, esse sim, brilhante e lutador, agora o dr barbosa só teve a sorte de vir parar a um partido onde toda a gente vota seja dr ou sapateiro.
Entre o dr Barbosa e o Dr Amilcar, podemos ter uma dupla boa, mas um na assembleia e outro na câmara.

Anónimo disse...

meus caros amigos acompanhantes deste blog promocional ao sr. barbosa: ... os artigos são escritos pelo sogro... o Dr. barbosa não tem mestria para escrever qualquer coisa que valha a pena ler! Valpaços merece mais... Barbosinha, não vais lá chegar... fixa isto!...

Luís Fernandes disse...

O «Anónimo» das 15:41 foi quase perfeito na apreciação do que se passa neste Blogue - “…promocional ao sr. Barbosa”.

Mas borrou toda a pintura da nobreza de espírito que quis exibir não dizendo que os Post(ais) do Blogue e a “Caixa de Comentários”, do Blogue, o privilegiam, concedendo-lhe uma dupla oportunidade: - a de destilar o seu veneno e de expelir as suas raivazinhas contra os seus “ódios de estimação”, e de fazer as suas amorosas serenatas aos duendes que tanto venera.
Afinal, o «grande ganhador» com este Blogue é V. Exª, «anónimo» das 15:41!
Que destino tão irónico!
Boa sorte, seu «vidente»!

Luís Fernandes

Tupamaro disse...

“Ganhende”!


Valpaços tem uma boa mão cheia de “Bons Rapazes e (Belas) Raparigas” para cometerem brilhantes feitos a favor do Progresso dessa Região.
Aqui, “Bons e Belas” quer dizer «Homens e Mulheres valor moral e intelectual mais do que necessário e suficiente para levar a bom termo uma cruzada de engrandecimento e reconhecimento do património humano, cultural, histórico e cultural do Concelho.
Sentido de Justiça, preocupação social, gosto pelo que de bom e de belo tem o Concelho, competências profissionais, empenho nos propósitos de Serviço Público, sinceridade e seriedade de intenções são qualidades facilmente detectáveis num grupo de Valpacenses (aí nados, ou criados ou adoptados) constituído por um número que dá garantia de solidez a esta apreciação.
Com uma boa coordenação, nem precisos serão «bosões» nem “mesões” para garantir uma sólida coesão nuclear - e até a “gravidade” ficará teorizada nas fórmulas resolventes adoptadas por esse grupo( acrescentado com outros valores, claro), quando no comando operacional dos destinos de VALPAÇOS.
Essa “Terrinha” até tem tudo para «arrasar», no plano político, económico, cultural e social. É só pegar nessa «Boa (e Bela) Rapaziada, dar-lhe uns retoques, pô-los afinadinhos e.. já’stá!
(Bem! Há por aí umas «coisecas» que têm de ser lancetadas, extirpadas, remendadas, cosidas, acertadas. Mas nada que meta medo ou receio a esse grupo, se ele quiser e souber ser unido e forte!).
Essa “cow-boyada “à italiana (sem ofensa para o Terence Hill e o Bud Spencer!), no “OK Curral” do condomínio Misericórdia – Hospital, é que tem de acabar «rápido e depressa»!
É que até aqui pelo Sudoeste, quando a Têvê mostrava a Feira do Folar se ouviam «bicadas» por causa desse «tiroteio» com cheiro a pólvora seca e aldrabada.
Tivemos de «meter o bedelho» e dizer aos «bicadores» que essa «merd….ce» resultou de uma infiltração de uma célula da “Ul-Qaeda”, que queria fazer uns treinos na zona militar da Padrela!
Ficaram logo em sentido, claro!
Depois até já estavam a «meter a cunha» para lhe arranjarmos uma fatia de “FOLAR DE VALPAÇOS”!
Bem, bem!
Fora de horas, isto é, lá p’ró meio da semana é que me calhou um carolinho, chegado por vias travessas - que, vós, meus “aturadores”, nem vos dignastes mandar-nos umas migalhas!...
Ora «ganhende» só mais um bocadinho de juízo, que o Futuro vos está garantido!


Tupamaro

Anónimo disse...

Há uma coisa, várias coisas, que eu ainda não entendi, nestes dois anónimos que, eventualmente, até pode ser a mesma pessoa.
Afinal o Drº Barbosa é bom ou mau advogado? É bom ou mau político? Sabe ou não sabe escrever?
Tenha vergonha na cara e deixe de dizer essas baboseiras que só o denigrem.
A inveja é um sentimento muito baixo que conduz as pessoas aos piores actos. Essa cegueira que não o deixa ver mais nada além da cadeira do poder, há-de conduzi-lo à derrota. E olhe que eu não estou a falar em termos eleitorais.
Haja respeito, haja dignidade, haja comportamentos adultos, que nada têm a ver com estas tricas mesquinhas que este/s anónimo/s teima/m em trazer para a ribalta.
Deixe o Drº Barbosa em paz, porque ele é um senhor e não entra nestes seus joguinhos sujos.
Sabe?
Quem Ah,Ah,Ah,Ah, por fim Ah,Ah,Ah,Ah,melhor.........!!!!!!

Anónimo disse...

Por ser um homem de respeito e respeitador, bem formado e de boa família, não preciso mais nada para orientar o meu voto, caso seja candidato à câmara.
Admiro a postura que este "senhor" assume perante tanta raiva e ódio, dos que, a todo o custo, o querem derrubar. É reflexo que, efectivamente, é o possível candidato a "GANHAR (N)O FUTURO".

Anónimo disse...

subscrevo inteiramente o comentário anterior.
Um excelente slogan para início de campanha
Ganhar n(o) futuro.
Força Drº Barbosa.
Estamos consigo

Anónimo disse...

A prof. Graça continua com a divulgação da candidatura do amigo Drº Barbosa - primeiro Com Valpaços...Sempre e agora vem-nos com esta de GANHAR N(O) Futuro.
Eu estou abismado com tanta dedicação e estima.
Não andará por aí a promessa de um qualquer lugar (tacho)?
A ver vamos.

Anónimo disse...

Anónimo de 03 Maio, 2011 sabias que
"A inveja, como o vento, açoita sempre os cumes mais altos."
Podias nascer mil vezes que nunca chegarias aos calcanhares do Drº Barbosa, uma excelente pessoa, um excelente profissional e um excelente amigo.
Faz-te muita falta teres amigos como ele para ver se conseguias superar todas essas frustações.
Há aprendizagens que têm altura própria. Quando não acontecem deixam lacunas para a vida.

Anónimo disse...

isto é muito mais importante do que o que estão aqui a discutir, não acham? Já agora não vejo nada de concreto sobre a personagem que aqui está ser elogiada, POR FAVOR...

http://www.semanariotransmontano.com/noticia.asp?idEdicao=294&id=12526&idSeccao=4499&Action=noticia

http://diarioatual.com/?p=18666

VEJAM ESTAS NOTICIAS, VALPACENSES UNAM-SE, VAMOS ATUAR

Anónimo disse...

“NÃO VEJO nada de concreto sobre a personagem que aqui está ser elogiada, POR FAVOR”

Realmente tens de te preocupar com a reabertura do Hospital…para ires a uma consulta de oftalmologia, pois precisas mesmo!!

Quanto a personagem elogiada, é um grande homem, que está a preparar a sua candidatura para daqui a 2 anos..
Não é o que andam a fazer todos os políticos da assembleia, com esta guerra contra a misericórdia.

Deverias dizer sim!

“NÃO VEJO nada de concreto sobre a guerra contra a Misericórdia, a não ser as ambições politicas de alguns.

Anónimo disse...

POR FAVOR

Anónimo disse...

POR FAVOR….
POR CULPA DA POLITICA!!
POR CULPA DOS PULITICOS!!!
POR CULPA DE NÃO HAVER HOMENS!!!
POR CULPA DE QUEM É QUE O NOSSO PAÍS ESTA ASSIM????

Anónimo disse...

A misericórdia é que está em guerra com o povo do Concelho de Valpaços, disse-o o Dr. Barbosa na sua crónica no TV Regiões e com muita razão.

Sobre a Misericórdia, apenas se espera que a POLÍCIA E NÃO A POLÍTICA, faça o que têm a fazer, porque a Misericórdia é um caso de Polícia.

Depois disso, espera-se que os políticos Consigam abrir o HOSPITAL que a Misericórdia fechou.

Já pagaram aos funcionários e cumpriram a ordem do TRIBUNAL ou até os Tribunais desrespeitam?

QUE FALE QUEM TEM QUE FALAR! QUE SE DENUNCIEM OS CASOS E CASOS DE ABUSOS E MAIS ABUSOS, NÃO SÓ DE PODER MAS TAMBÉM ABUSOS MORAIS SOBRE INOCENTES...

Anónimo disse...

http://www.tvregioes.com/ver_video.php?id=142

Talvez precise de ir a um otorrino, se não conseguir ouvir. é que segundo contam, também o Dr. Barbosa na Assembleia Municipal tem apoiado os trabalhadores, o presidente e a causa do Hospital.

segundo me apercebo só os senhores da Misericórdia e os seus familiares e amigos mais próximos é que continuam a conduzir por uma estrada sem luz ao fundo do túnel. deve ser do vinho sexta-feira 13 que bebem nas tainadas que fazem.

De um lado está todo o povo do concelho e do outro estão essas pessoas... em Chaves, por bem menos, segundo se diz, os órgãos demitiram-se... nós por cá, ainda só vimos um membro a fazê-lo, mas mais vale tarde do que nunca, mais cego é quem não quer ver e tão ladrão é o que vai a hora como o que fica na porta....

Anónimo disse...

Qual foi o membro que se demitiu na Misericórdia?
Desconheço de quem partiu esse arrojado acto.

Anónimo disse...

Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um pirilampo que só vivia para brilhar.
Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir.
Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada…
No terceiro dia, já sem forças o pirilampo parou e disse à cobra:
- Posso fazer três perguntas ?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém mas já que vou te comer mesmo, pode perguntar…
- Pertenço à tua cadeia alimentar ?
- Não.
- fiz-te alguma coisa ?
- Não.
- Então por que queres comer-me ?
- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR...

Pessoas há que se sentem ofuscadas pelo brilho dos outros.

Anónimo disse...

A muitos faz confusão e dói ver socialistas a apoiar o Presidente. A muitos faz confusão que as pessoas deixem os partidos de lado quando os superiores interesses do povo estão em causa. A muitos faz confusão que o Dr. Barbosa possa contar com um leque alargado de pessoas até de outros partidos a apoia-lo e como isso seria bom, pois Valpaços tem neste momento dois homens com futuro e provas dadas que têm visões parecidas para os destinos do concelho. Os tempos que se avizinham são muito difíceis para todos e para as autarquias (algumas ate vão ser extintas) muito mais. Porque ver homens como António Barbosa, Eugénio Borges, Afonso Videira, Sebastião Neves em pólos opostos? Fará hoje sentido o que fez antigamente? Quem quer desgraçar a nossa terra? A quem interessam as divisões pelo poder? A quem interessa toda esta guerra na Misericórdia se não aos próprios, nomeadamente os Advogados?

Anónimo disse...

ceos falhados do PSD e que só são do PSD porque é o partido do poder no concelho e assim podem servir-se dele, ter mais influencia, fazer os seus negócios e outras coisas mais, nos bem sabemos como foi nestes 37 anos, mas dizia, os falhados do PSD que nunca foram nada nem dentro do partido nem fora dele, querem através da misericórdia, rasteirando o provedor (caquetico) chegar ao poder pós Tavares. Esse foi sempre o seu desígnio por isso como no Partido nunca lhes foi dada conversa, pois são pessoas que afastam pessoas e não tem um voto, foram se ficando pela misericórdia que como se sabe tem tanto ou mais poder do que a câmara aqui no Concelho. Queriam, mas já não vão conseguir. É uma pena. Há pessoas em Valpaços que deviam mesmo ter a coragem de pôr a cara num cartaz e submeter-se a uma eleição. Só assim iriam perceber a importância que não têm!

Anónimo disse...

Não saem, não se vão embora, quando saírem de lá a polícia sabe o que fazer. O que aconteceu ao Vale e Azevedo quando saiu do Benfica?

Onde estão as jóias da minha tia?

Anónimo disse...

Diz bem o último bloguista: a confusão e os interesses pelo poder, interessa quase sempre aos ADVOGADOS. Infelizmente, não é culpa deles, mas do sistema... Além disso, a fartura de advogados e a escassez de trabalho assim obriga. Por essa razão, e muito bem, o Dr. Tété, tenta a todo o custo proporcionar um futuro melhor ao seu genro! É legítimo, pois ao longo destes anos, foi a sua verdadeira aposta, pois nunca acreditou noutras alternativas em Valpaços - se calhar também não há. Força Dr. Barbosa! As mulheres unidas da terra estão consigo e o charme que lança nas interessantes entrevistas que todas as semandas gentilmente dá, com ideias para o concelho!

Anónimo disse...

O comentarista anterior faz esta afirmação:
"...Além disso, a fartura de advogados e a escassez de trabalho assim obriga."
Escassez de trsabalho? Olhe que não, senhor comentarista...
Pelo menos para os advogados em questão. Entre no tribunal e veja quem encontra sempre lá.
Escassez de trabalho, provavelmente, existe para aqueles advogados manhosos, pindéricos, que estão mais interessados em esvasiar a carteira do cliente do que defender os seus interesses, tipo Telmo Moreira.
Mas a procissão ainda vai na praça...

Anónimo disse...

Eu concordo na íntegra com as palavras do anónimo anterior. Os bons profissionais, aqui ou na China, têm sempre oportunidade de mostrar o que valem.
Os outros, os que já se licenciaram em universidades duvidosas, tentam impor-se nos lugares onde vivem, à frente de associações e, quase sempre, arranjam poiso nas autarquias, na vereação de qualquer pelouro.
Fazem que fazem mas não fazem nada.
Melhor dizendo: vão preparando o futuro, como quem não quer a coisa.

Anónimo disse...

A este último anónimo devemos lhe dizer e a muitos que pensam como ele, que venha ele para a frente das associações, faça-se sócio, candidate-se as eleições das associações e afaste esses tais outros... assim prestavam um bom serviço a comunidade, agora andar aqui a mandar bocas de forma anonima neste e noutros blogue é proprio de covardes que nada tem para apresentar a sociedade.

Anónimo disse...

não se inclui nessas associações a santa casa porque ai não há eleições, as pessoas aceitam cargos sem serem eleitas e brevemente lá vai haver mais um acto para perpetuar os mesmos no poder. os tais que o PSD dispensa e a sociedade também, nisso estou de acordo com quem v~e assim as coisas.

Anónimo disse...

Vejam a entrevista do Dr. Barbosa à TV Regiões, sobre o Hospital de Valpaços. Com a delicadeza que o caracteriza, fala do futuro. Fala e bem da preocupação do encerramento do Hospital, do problema dos funcionários e a curto prazo da perca de património da Instituição, que é a Santa Casa de Valpaços e ainda do perigo dos seus funcionários ficarem sem emprego. Termina e muito bem dizendo que só resta à Mesa Administrativa da Santa Casa, uma solução: a DEMISSÃO. Parabéns Dr. Barbosa.

Anónimo disse...

Pois eu também acho que o Drº Barbosa é a pessoa indicada para substituir o D. Chico Mirandum, e cá na minha o D. Chico não quer outra coisa.
Vocês acham que este blog faria esta postagem se assim não fosse?
Todos nós sabemos a influência que o Presidente tem sobre a prof. Graça e vice-versa. Tudo isto faz sentido.
Como faz sentido também o Drº Amílcar estar prestes a voltar à Misericórdia.
Que jogo foi esse srº vereador?
Limpo não foi concerteza...

Anónimo disse...

Pois eu também acho que o Drº Barbosa é a pessoa indicada para substituir o D. Chico Mirandum, e cá na minha o D. Chico não quer outra coisa.
Vocês acham que este blog faria esta postagem se assim não fosse?
Todos nós sabemos a influência que o Presidente tem sobre a prof. Graça e vice-versa. Tudo isto faz sentido.
Como faz sentido também o Drº Amílcar estar prestes a voltar à Misericórdia.
Que jogo foi esse srº vereador?
Limpo não foi concerteza...

Anónimo disse...

Quando fala aqui que o Dr. Amilcar, está próximo de voltar à Santa Casa, presumo que se está a referir aos nomes que os Iluminados (e sublinho: Iluminados) da Santa Casa de Valpaços, colocaram na convocatória para a Assembleia da mesma, com o fim de se poderem recandidatar. O que o Sr. anónimo não sabe é que os Iluminados, se permitiram a não dar "cavaco" ao Dr. Amicar e a outros irmãos. Ou seja o Dr. Amilcar e outros irmãos, não foram tidos nem achados, para o seu nome constar da dita lista. A saga das ilegalidades continua, espera-se cenas dos próximos capitulos dos ditos cujos Iluminados.

Anónimo disse...

O Filme - OS SEM VERGONHA. Os Protagonistas - OS ILUMINADOS. O Enredo - Os iluminados, cheios de medos de uma auditória, planeiam uma recandidatura. O Final - Os artistas também "morrem"....

Anónimo disse...

É preciso denunciar isso que este último comentário diz, que há ai mais uma jogada para que os órgãos dessa organização se perpetuem no poder mais um mandato sem eleições! Como é isto possível!
Quanto ao Dr. Amílcar, era o Presidente da Assembleia Geral, demitiu-se, teve um comportamento mais digno do que quem lá ainda está. O dr. Amílcar apoia o presidente e demitiu-se no dia em que o Presidente foi lançado para a Santa Casa.

Tenho um familiar que se dirigiu à Junta de Valpaços para assinar o documento que propõe a demissão dos salafrários da misericórdia e pelos vistos pareciam não saber de nada.

O partido socialista é que está dividido nesta questão. De um lado estão o dr. Afonso, o filho do Gaspar e mais alguns, mas do outro está o Presidente da Junta, a mulher e outros que provavelmente tem favores a pagar ao Géninho e companhia.

Parem de dividir o PSD.

Dr. Barbosa, o sr. poderá ser um bom profissional, mas de político tem muito pouco!

Anónimo disse...

Anónimo das 15:30:
Se as coisas se passaram, efectivamente, como diz, isto é, se o Drº Amílcar foi usado, o seu nome, indevidamente, para fins que só essa escumalha é que sabe, então eu não vou deixar de pedir desculpa pelo qque disse.
Eu vi, e felizmente vejo muito bem, as gordas e as magras, a carta que convocava o Drº Amílcar para a assembleia da instituição.
Espero ver algum desmentido por parte do visado, para que a verdade seja reposta.

Anónimo disse...

Agora só mais uma coisinha.
Que legitimidade tem o anónimo para afirmar que o Drº Barbosa de político não tem nada.
Quem são os bons políticos para si?
Aqueles que mentem, enganam, ludibriam, dizem assim mas fazem assado? Ou então os corruptos, ladrões oportunistas?
Se é esse o conceito que tem de bom político decididamente o Drº Barbosa não é um bom político.
Mas como eles há mais, graças a Deus.
O Tavares também não é um bom político...
Por Dios, anónimo, poupe-nos !

Anónimo disse...

realmente viu bem, mas não entende é muito bem. O Dr. Amilcar demitiu-se do cargo que ocupava na Santa Casa de presidente da AGeral. Demitiu-se e apoia o Presidente para limpar esta casa. (isto custa não é?)

Não se demitiu de irmão da Santa casa por isso é convocado para essa Assembleia vergonhosa que vão fazer para se manterem no poder sem eleições.
Como irmão tem que ser convocado!
Entendeu agora?

Quanto ao Dr. Barbosa, tenho a legitimidade que qualquer cidadã tem porque ouço o que diz e leio o que escreve e não vejo ali nada de novo ou que outros não digam há anos. Não trás nada de novo e além disso o Dr. Barbosa gosta mais de Chaves do que de Valpaços. Esse texto sobre o Folar é ridiculo. para ele que se atreve a dizer, que a feira do folar é um evento regional e que até tivemos direito a TV, vejam bem, que horizontes tão curtos!

Anónimo disse...

É manifestamente falso que o Dr. Amílcar se prepare para voltar a integrar qualquer órgão da Misericórdia. A sua demissão enquanto Presidente da Assembleia Geral decorreu no passado mês de Março. Posso garantir-vos que o Dr. Amílcar não integrará lista alguma de candidatura aos órgãos sociais para o mandato 2012 a 2014. O seu nome apenas figura numa lista que comporta outros nomes de irmãos da Misericórdia e que pelo facto já terem cumprido dois mandatos consecutivos, no exercício de funções para os diversos órgãos sociais, necessitam de obter de acordo com os Estatutos o consentimento por parte da assembleia geral, caso seja intenção de qualquer um das pessoas aí mencionadas poder/querer integrar qualquer lista de candidatura aos órgãos sociais para o mandato em causa.

Anónimo disse...

E os empregados do Hospital? Já receberam? Não!.. E à Mesa Administrativa da Santa Casa está preocupada com eles? Não e não!...

Anónimo disse...

Quem ficou com o ouro? com as joias? Foram ............

Anónimo disse...

Afinal quem roubou as jóias e o ouro da tia do anónimo?!.....

Anónimo disse...

Estes comentários, ou a maioria deles, pelas contradições que encerram fazem lembrar-me a história (do velho, do rapaz e do burro.)
Até dói assistir a cenas tão deprimentes, pela inveja, pela má língua, pela calúnia, pela falta de coerência.
Mas, como íamos dizendo a referida história mostra-nos que não devemos dar ouvidos às vozes do mundo, porque elas são muito contraditórias.
Há quem encerre esta ideia numa quadra de cariz popular.

(Quem fez a casa no largo
A muito se aventurou
Uns dizem que ela está baixa
Outros que de alta passou.)

Saudações democráticas.

Anónimo disse...

Se é de ouro que se fala, eu não fui, com toda a certeza.
Ponha as cartas na mesa e diga de uma vez quem roubou o ouro à sua tia.
Isso vai dar-nos uma grande tranquilidade, sem sombra de dúvida.

Anónimo disse...

O ouro foi roubado pelos mesmos que comem criancinhas ao pequeno almoço e não são comunistas... por muitas como estas e por outras todas mais um dia destes ides ser corridos a pedrada dai de dentro que pelos vistos é a unica forma de dai sairdes

Anónimo disse...

Ouro e pedras, ciancinhas pelo meio, com ou sem pequeno almoço, ainda comunistas, esses tais das criancinhas...
Agora diga-me o que isto, esta amálgama de palavras sem nexo tem a ver com o artigo que a prof. Graça publicou - A Intervenção do Drº Barbosa na Assembleia Municipal?
O anónimo está a pirar.
Trate-se!

Anónimo disse...

Eu também concordo.
O que estava aqui em discussão era o artigo do Drº Barbosa, muito bom, porque ele tem esse dom de dizer o que quer e como quer, sem rodeios ou ruídos, que só servem para não deixar passar a comunicação.
Falou de Valpaços, a terra que ele escolheu, da nossa feira do folar, da utilização do pavilhão multiusos, da maneira como podemos promover os nossos produtos, na comercialização dos mesmos.
Fê-lo com mestria o que deixou alguns perdidos de inveja.
Drº Barbosa eu estou consigo, incondicionalmente, por tudo e por mais uma forte razão.
Não arrisco a que os Paços do Concelho, instalados na minha terra, vão parar a Fornos do Pinhal.
Não vamos correr esse risco...

Anónimo disse...

lá isso é verdade, o dr. Barbosa fala com mestria, sobre o que lhe convém... não falou ele no caso do hospital novamente. depois de outros terem novamente insistido no assunto, lá veio ele dar a tal entrevista... contra reage, não reage, por isso não é um politico e Valpaços precisa de políticos, com atitude, crença e garra e com serviço prestado. Fornos orgulha-se de ter um filho da terra e do Concelho. Fornos é uma Freguesia do Concelho, por isso mais respeito. Ainda a procissão vai no largo e vocês já por aqui andam a fazer muito estrago ao partido.
Eu quero ver se no PS surge alguém forte que aproveite as divisões do PSD... è vergonhoso que haja uma linha no psd a dividir o Partido que estava unido até o Dr. teté resolver começar a querer dominar...

Anónimo disse...

E o utente que fugiu do lar do Bilhão, pertença da Santa Casa de Valpaços? O utente que estava preso com lençois, onde só havia uma funcionária a trabalhar no turno da noite. Onde nem sequer a responsável sabia entre 15 utentes (ou mais)se estavam 3 ou 4 com alzhaimer. O que fez a Segurança Social a este respeito? Como é possível os orgãos sociais da Santa Casa, não terem ainda sido responsabilizados. Porque continuam a Mesa Administrativa da Santa Casa em funções, mesmo depois de tudo o que se tem passado? Quando começam as entidades do concelho a "puxar os bois pelos chifres? Quando???

Anónimo disse...

Alguém que me informe: é verdade que a Segurança Social de Vila Real fechou a Lar do Bilhão pertença da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços?

Graça Gomes disse...

Tive um problema com o blog.
A última postagem "A Trovoada" foi à vida, assim como uns quantos comentários relativos ao artigo do Drº Barbosa.
Pelo facto peço desculpas e, peço também, que comentem novamente.

Anónimo disse...

Na confraria deram um "chute no rabiosque" do Dr. Farelos. Foi trocado por uma firma de advogados do Porto. A questão é porquê?? Falta de capacidade? ou.....

Anónimo disse...

Com que então o Telmo Farelos já não é o advogado da Misericórdia?
Muito me contam estes comentaristas!
Que vai ser das nossas vidas sem os espectáculos desse comediante?
Decididamente, Valpaços não voltará a ser a mesma sem o Telmo Farelos na Misericórdia e os seus golpes teatreiros...

Anónimo disse...

Anónimo das 5:53 de 10 de Maio:
Concordo consigo. A escrita do Drº Barbosa não nos traz nada de novo. E sabe porquê?
Porque escreve com correcção, estrutura bem as frases e não dá erros ortográficos.
Você está habituado a outro tipo de escrita, digamos que uma escrita pimba, em suma, estava à espera de um texto pindérico, como os que escrevem os seus comparsas e, deu de cara com um artigo bom em todos os aspectos.
O facto de a Televisão ter feito a cobertura jornalística da Feira, no seu entender, não é nada que em Valpaços não se tenha visto já.
Ela anda por aí a toda a hora, nos jogos de futebol, nos eventos promovidos no Multiúsos, nas maratonas de sueca e, já vi as câmaras filmando um ralho entre vizinhas.
Por Diós, poupe-nos.
Estamos fartos de gente como você.

Anónimo disse...

Será que já se esqueceram do utente que desapareceu do Lar do Bilhão? pertença da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços! As questões que se colocam são: como desapareceu? porque desapareceu? quantas funcionárias estavam de serviço quando desapareceu? quantos utentes estavam no Lar do Bilhão? como foi possivel fugir um utente com alzhaimer por uma porta de segurança, com um fecho na zona superior da mesma? como é possivel que a responsavel, não saiba entre 15 utentes (segundo a própria) se eram 3 ou 4 que tinham alzhaimer? a Segurança Social já fez alguma investigação? porque estava o utente preso com um lençol? (não existem coletes para o efeito?), quem são os responsáveis? já se atribuiram responsabilades?. Perante isto pergunta-se: não seria bom que a Segurança Social, fiscalize todos os lares da Santa Casa de Valpaços e não perdendo a embalagem também os orgãos socias desta. Espera-se para ver.

Anónimo disse...

Essa fiscalização é urgente.
Ontem já era tarde.
A minha grande admiração é que ainda há quem pactue com estas figuras sinistras...
Quem pactue e quem entre nas listas da casa santa!
É inacreditável!

Anónimo disse...

Será que os familiares do utente irão avançar com um pedido de indemnização? Haja alguém que os ajude.

Anónimo disse...

Estes anónimos têm o dom de contornar as conversas e enveredar os assuntos para onde mais lhes convém.
Claro que o Hospital/Misericórdia/Funcionários/Povo do Concelho, é uma das nossas maiores prioridades e motivo de preocupação.
No entanto o que está aqui para ser discutido é este excepcional artigo do Drº Barbosa, que já suscitou acesa polémica.
Cada coisa no seu lugar...

Anónimo disse...

E depois, claro, há que saber que caminho levou o ouro da tia do anónimo.
Isto é motivo de preocupação de todo o Concelho...

Anónimo disse...

Lá vem outro anónimo elogiar o excepcional artigo do Drº Barbosa.
Esta gente não sabe o que é escrever bem. Ficam de boca aberta perante um vulgar artigo que mais não é do que uma rampa de lançamento para a campanha que ainda vem longe.
Haja Deus, perante tanto deslumbramento.

Anónimo disse...

O quem tem o artigo de excepcional? Diria mesmo que o artigo é completamente banal, sem qualquer ofensa. Isto não é motivo para tanto elogio, sem dúvida. Pobre povo!

Anónimo disse...

"Nunca a inveja medrou, nem quem ao pé dela morou", já dizia a Mariquinhas.

Anónimo disse...

Andam todos a procura de um cargo, porque é que não vão todos para a direcção dos bombeiros voluntários de Valpaços???
RESPOSTA.
Os bombeiros não tem dinheiro!!

Anónimo disse...

O Hospital de Valpaços e os Bombeiros estão, como estão, porque: COINCIDÊNCIA - quem é o fulano, comum às duas instituições? É clarinho como a água...

Anónimo disse...

Está a falar do Telmo Farelos, concerteza.
Mas a hora dele também há-de chegar.
Pode escrever.

Anónimo disse...

Como estará o ego do Dr. Farelos, que foi substituido por uma empresa de advogados do Porto. Tadinho.... pobrezinho.... Talvez um psicologo do Porto.

Anónimo disse...

pior está o ego dos pobres trabalhadores e dos utentes que ficaram sem hospital e quando muito vão ter uma clínica se chegar a abrir. Elogia-se aqui este senhor, mas a verdade é que nem ele, nem ninguém consegue resolver a situação. O Hospital não foi construido pelo povo? Que está a espera a Camara para resgatar o hospital? São todos uns cobardes cheios de medo, politicos farsolas, uma vergonha Valpaços.