Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A Festa Já começou




Lebução está em festa. Até dia 11 de Setembro, revivem-se tradições com as festas de Nossa Senhora dos Remédios. Habitualmente decorrem no segundo Domingo de Setembro, mas este ano, por motivos que ultrapassam os organizadores, foi antecipada. Apesar do vasto programa o ponto alto dos festejos é a vertente religiosa com a "Procissão de Domingo" em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que este ano ocorrerá no Sábado. Com dezenas de andores, ornamentados com panos, brilhantes e coloridos, como é tradição em Trás-os-Montes, e outros tantos anjinhos e figuras alegóricas, a Procissão percorre as principais ruas da aldeia.. Entre os motivos de atracção dos romeiros inclui-se a actuação da Banda de Gaiteiros de Lebução que sempre encanta com as suas actuações, o fogo de artifício, e a Banda Musical.





4 comentários:

Anónimo disse...

Nossa Senhora dos Remédios
À vossa porta cheguei
Tantos Anjos me guardaram
Como de passos eu dei

Nossa Senora dos Remédios
Ela lá vem no andor
Com o Seu Menino ao colo
É só ternura e amor

A Senhora dos Remédios
Tem um manto de brilhantes
Com ele cobre toda a terra
E protege os emigrantes

Anónimo disse...

A Senhora dos Remédios
Brilha como uma estrela
É a nossa grande alegria
Não há Senhora mais bela

Do seu trono de cetim
Está a abençoar
O povo de Lebução
Onde tem o seu altar

Das janelas ornamentadas
Com colchas de muitas cores
Lançam pétalas aos Santos
Que vão cair nos andores

Toda a gente está na rua
A ver a Procissão passar
A banda já está na Praça
Os sinos a repicar

Anónimo disse...

isto é tudo muito bonito mas o povo de lebuçao continua a odiar os seus emigrantes. a festa deste ano era em agosto porque se faz em setembro? gostava que alguem me dissesse.

Graça Gomes disse...

Ao anónimo de 10 de setembro eu quero, em jeito de resposta, dizer o seguinte:
A festa não se realizou em Agosto, porque tu, e uns tantos cromos como tu, só têm conversa. Na hora de arregaçar as mangas, chegam-se atrás.
Tão simples quanto isso!