Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Hoje falamos de grão-de-bico (ervanços)



O grão-de-bico, também chamado de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha, ervilha-de-bengala ou apenas grão, é uma leguminosa da família das fabáceas, muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo.
O grão-de-bico é um legume rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos..
Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol.
Cada 100g de grão contém 6g de fibras, sendo na sua maioria fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.
Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia.
Contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo.
O grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela activação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
Com importantes qualidades culinárias e nutritivas é um alimento muito utilizado nas casas da minha terra – cozido (com bacalhau), em saladas, no Verão, em sopas …

Em casa dos meus pais era tradição comer arroz de ervanços no dia de Carnaval, a acompanhar o cozido, tradição que eu procuro manter, todos os anos.




Fonte: Wikipédia, com alterações






1 comentário:

José Doutel Coroado disse...

Cara Profª Graça,
grato pelas inestimáveis info sobre o valor do grão de bico. Em minha casa é tradição o arroz e grão no Domingo Gordo, a acompanhar a "bexiga". E no Sábado é dia de filhozes.
abs