O grão-de-bico é um legume rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos..
Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol.
Cada 100g de grão contém 6g de fibras, sendo na sua maioria fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.
Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia.
Contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo.
O grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela activação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
Com importantes qualidades culinárias e nutritivas é um alimento muito utilizado nas casas da minha terra – cozido (com bacalhau), em saladas, no Verão, em sopas …
1 comentário:
Cara Profª Graça,
grato pelas inestimáveis info sobre o valor do grão de bico. Em minha casa é tradição o arroz e grão no Domingo Gordo, a acompanhar a "bexiga". E no Sábado é dia de filhozes.
abs
Enviar um comentário