Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quando os dias começam tarde






Levantei-me cedo, como acontece quase todos os dias, e fui à varanda, lavar os olhos na paisagem. Não gosto de chegar atrasada às manhãs, em qualquer altura do ano.

Agora que é Outono, e o sol acorda mais tarde, faz com que as pessoas lhe sigam o exemplo.

Não oiço qualquer barulho que me faça acreditar que o dia começou na minha terra: nem o chiar dos carros de bois, nem o grito dos pastores dominando os rebanhos, nem o ladrar dos cães que os acompanham e ajudam, enfim, Lebução ainda descansa como se a noite se prolongasse até mais tarde.

Olho a paisagem, coberta por um céu cinzento, onde o sol não consegue vencer a espessura das nuvens. Uma neblina densa, condensada, que se soltou do céu, paira sobre as casas e junta-se ao fumo que começa a sair das chaminés.

Sobressaindo, como um monumento de braços erguidos, está a minha velha nogueira, despojada das suas vestes, mas sempre altiva e abrigando a passarada.

Oiço, aqui ao lado, na torre da Igreja, umas badaladas que chamam o povo à "Oração".

Um toque programado, que nada tem a ver com o procedimento de outros tempos. Tocava-se à "Oração" ao romper do dia, e fazia-o, indiscriminadamente, a pessoa que passasse junto da Igreja, nesse momento.

Envolta nos meus pensamentos, veio-me à memória a reza que a minha mãe fazia, nesse momento mágico, em que a noite se recolhe e cede espaço ao dia que vai começar:



Bendita e louvada seja a luz do dia,

bendito e louvado seja Quem tudo cria,

Bendita e louvada seja a luz do dia,

bendito e louvado seja Quem tudo cria,

bendito e louvado seja o fruto sagrado,

da sempre puríssima Virgem Maria.
Amen.
bendito e louvado seja o fruto sagrado,

da sempre puríssima Virgem Maria.
Amen.


Um Pai Nosso

Uma Avé Maria.





3 comentários:

Armando Sena disse...

Belo retrato visual e escrito. Em conjunto, um excelente post.
Abraço

Anónimo disse...

Para a senhora graça com muita amizade

Oração da manhã

Senhor, no início deste dia,
venho pedir-Te saúde,
força, paz e sabedoria.

Quero olhar hoje o mundo
com olhos cheios de amor,
ser paciente, compreensivo,
manso e prudente;
ver, além das aparências,
teus filhos como Tu mesmo os vês,
e assim não ver senão o bem em cada um.

Fecha os meus ouvidos a toda a calúnia.
Guarda a minha língua de toda a maldade.
Que só de bênçãos se encha o meu espírito.

Que eu seja tão bondoso e alegre,
que todos quantos se aproximarem de mim,
sintam a tua presença.

Senhor, reveste-me da tua beleza,
e que, no decurso deste dia,
eu Te revele a todos. Amen.

José Doutel Coroado disse...

Cara Profª Graça,
belíssimo post. O silêncio que dura...
abs