Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

XVI Encontro de Blogues e Fotógrafos Lumbudus



A Lumbudus - Associação de Fotografia e Gravura, conjuntamente com a comunidade de blogues flavienses e da região vai levar a efeito o XVI Encontro de Blogues e Fotógrafos Lumbudus, desta vez a acontecer em terras da raia de Vilarelho da Raia.

Tal como já vem sendo hábito há programa para todo o dia, incluindo um passeio fotográfico com concurso, almoço e fim de tarde recreativa.

As inscrições estão abertas e deverão ser feitas via e’mail para o endereço da associação ( lumbudus@gmail.com ) até à meia-noite do próximo Domingo, dia 27 de Novembro.

O Programa é o seguinte:

XVI ENCONTRO DE BLOGUES E FOTÓGRAFOS

LUMBUDUS

ENCONTRO DE INVERNO - PROGRAMA

8H45 – Concentração no Largo do Anjo

9H00 – Partida.

9H30 - INÍCIO DO PASSEIO/CONCURSO FOTOGRÁFICO.

9H30 – Vila Meã.

10H00 – Vilarinho da Raia.

10H45 – Visita guiada ao Cambedo da Raia com passagem pelos lugares da “Batalha do Cambedo” de Dezembro de 1946.

12H30 – Hora do contrabando – Visita breve a Rabal (Galiza).

13H00 – Almoço no Centro Social, Cultural e Desportivo de Vilarelho da Raia.

14H30 – Continuação do Passeio/Concurso Fotográfico com visita a Vilarelho da Raia.

16H30 – Tarde Recreativa e entrega de prémios do Concurso Fotográfico do XV Enconto.

19H00 – Lanche e Caldo Verde.

O preço de inscrição é de 20 Euros por pessoa e incluí transporte (para os primeiros 30 inscritos), almoço e lanche/Caldo Verde. O Encontro é aberto a blogers, fotógrafos Lumbudus, familiares, amigos e convidados.












Sem comentários: