Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Aos seguidores do Blog Lebução de Valpaços

Há cerca de um mês que o Blog Lebução de Valpaços não apresenta postatagens. O todo poderoso Google informou-me que não disponho de espaço. Poderei comprá-lo, mas...nessa eu não vou.
Ajudem-me a reolver este problema.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito fácil sra. professora Graça, pode criar uma outra conta google, e depois nas definições da conta do seu blog, ir a opções de autor e dar a permissão para entrar com a outra conta:
Muito importante, alterar o peso das fotografias ou formato em vez de Jpeg, alterar para um outro mais leve.
Espero que esta sugestão sirva,
Saudações
Vitor Loureiro

Graça Gomes disse...

Tomei conta das suas indicações. Obrigada, Vítor! Quem tem amigos assim tem tudo! Beijinho

Anónimo disse...

Este Blogue é diabólico!
Não admira que os «Googlões», isto é, os patrões do Google se tenham “incrispado”!
A cor e o perfume dos frutos por aqui mostrados, a marmelada por aqui exibida, as doçuras distribuídas aqui aos (m)olhos, e tantos outros «aqui» e «por aqui» como «aqui» o do Post(al) anterior, tornaram os «googlões» tão ougadinhos que, por morarem mais perto das uvas da raposa do que da fruta, da pinga, da batata, dos grelos, das marmeladas e compotas, e de outras delícias e outros atavios (para já nem repetir a referência aos pimentos e à SÊMEA de LEBUÇÃO) vingaram-se das “apaladadas diabruras, suculentas diabrices e diabólicas tentações” que por aqui abundam com um pretexto mal copiado da fábula do lobo e do cordeiro.
Bem, se cai na asneira de pôr aqui um pratinho de filhoses de “gerimum” [Jirimu(m), [às vezes, GERIMUNDE/O) para aqueles que eventualmente não entendam a maneira tão enfática (estremosa) com que (antigamente) se fala(va) das coisas ou das pessoas que se aprecia(va)m de todo o coração] - (eu até só me contentava com uma rabanada!...)!..........
Ora o amigo Vítor já ensinou a finta. Mas a autora do Blogue talvez até possa mudar de canal. Ou não?!
Menina, o que é preciso é que este Blogue continue a (A)postar!…..
Desejamos-lhe, à Autora e ao Blogue de LEBUÇÃO, uma «saída em ombros» de 2012.
E uma Entrada em Grande em 2013!
Luís Fernandes

Graça Gomes disse...

É isso mesmo, Luís. O mal da inveja é muito feio. Abraço