Nossa Senhora da Saúde
É um dos vários nomes pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, particularmente em Portugal, onde se lhe presta culto com esta designação.
É a santa tradicionalmente invocada pelos doentes e a tradição do seu culto, no nosso país, deve remontar ao século XVI, quando se lhe atribuiu a intervenção miraculosa na erradicação de vários surtos de peste que terão ocorrido em Portugal. O Padre António Vieira no seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus, já se fazia eco desta tradição quando comentou: Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde [...].
Na cidade de Valpaços, as festas religiosas ligadas ao culto desta santa têm como local de atracção de milhares de peregrinos o monumental Santuário que começou por ser uma capela da invocação de Nossa Senhora da Saúde, cuja construção se iniciou no ano de 1897 por iniciativa da respectiva Confraria criada no mesmo ano por algumas figuras conceituadas do concelho, iniciativa essa inspirada na alegada existência de uma pegada da Virgem Maria descoberta numa das lajes desse local. Como referiu o nosso amigo e colaborador, José António Soares da Silva, depois de classificar a descoberta como uma «invenção dos Castros» num artigo publicado a 16 de Janeiro de 2009 no Jornal a Voz de Chaves, intitulado O culto e a romaria de Nossa Senhora da Saúde, «o que é certo é que assim se iniciou o culto a Nossa Senhora da Saúde em Valpaços, dividido em festa religiosa e profana que perdurou até aos nossos dias com assinalável êxito.»
Sem comentários:
Enviar um comentário