Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A néveda é um dos remédios tradicionais para gripes e constipações




A néveda é uma planta silvestre, pertencente à grande família Labiatae, a mesma família das hortelãs e das urtigas, e cresce normalmente na região central e sul de Inglaterra, perto das cercas e margens dos campos, em terrenos destruídos ou abandonados. É menos comum no norte de Inglaterra, muito normal na Escócia, e rara na Irlanda, mas ocorre frequentemente por toda a Europa e na Ásia temperada, e é também comum na América do Norte.
As flores crescem com muitas pétalas a partir dos pequenos pedúnculos. Florescem de Julho a Setembro. As flores individuais são pequenas, as corolas têm dois lábios, o de cima direito, de cor branca ou rosa pálido, com pintinhas vermelhas, e as anteras de um vermelho profundo. O tubo do cálice tem quinze nervuras, uma característica que distingue o género Nepeta, ao qual pertence esta espécie. As flores são utilizadas na medicina e colhidas quando a planta floresce completamente, em Agosto. Qualidades medicinais desta planta: carminativa, tónica, diaforética, refrigerante e ligeiramente emenagoga, especialmente antiespasmódica, e ligeiramente estimulante. Alivia inchaços dolorosos quando aplicada em cataplasma ou fomentação.
A néveda é um dos remédios tradicionais para gripes e constipações. É um diaforético útil para qualquer estado febril, especialmente bronquite aguda. Como carminativa com propriedades antiespasmódicas, a néveda acalma os problemas de estômago, dispepsias, flatulência, e cólicas. É o remédio perfeito para o tratamento de diarreia nas crianças. A sua acção sedativa completa as suas propriedades relaxantes.






























Sem comentários: