Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Tamarilhos no meu quintal



O Tamarilho por vezes escrito tamarillo, tomate-japonês, tomate-maracujá, tomate-inglês ou tomate-arbóreo (estes dois últimos nomes usados na Madeira), é o fruto da espécie Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.
Fruto rico em potássio e muito rico em vitamina A e C. Do tamanho e formato de um ovo, a casca é vermelha e a polpa tem textura da ameixa. Os caroços são vermelho escuros, numerosos e comestíveis.
Ao comprar, devem preferir-se os frutos maiores, rijos e de pele lustrosa e sem manchas. Se ainda estiverem verdes devem deixar-se amadurecer à temperatura ambiente. Quando maduros, exalam um agradável perfume e a polpa cede ao toque. Nessa altura, poderão conservar-se no frigorífico (4°C), dentro de um saco de plástico, durante cerca de 10 dias.
Os tamarilhos podem servir-se simples e comem-se à colher, como os dióspiros. Se necessitas de lhes retirar a casca basta uma imersão durante 30 segundos em água a ferver e depois é só puxar a pele.
Crus, são óptimos para saladas de frutas ou legumes. Mas poderão ainda utilizar-se em tartes, pudins, mousses, soufflés, gelados, doces ou bebidas. Numa utilização mais original, experimenta escalfá-los como acompanhamento de carnes assadas.
Nasce numa árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no Inverno. Propaga-se por semente e por estacas dos ramos
Fonte: Internet




























Sem comentários: