Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O Rio Mente é um rio do Nordeste Transmontano



O Rio Mente é um rio do Nordeste Transmontano, com uma extensão total de 57 km. Nasce na Serra de Texeiras (Galiza), cujo ponto mais alto é a Peña Nofre, com cerca de 1292 metros de altitude. Desloca-se no sentido N-S percorrendo 25 km de território espanhol, alcança o território português próximo da aldeia da Cisterna, onde o seu curso se encontra a 560 m de altitude, percorre 33 km em território português a acaba por afluir no rio Rabaçal a cerca de 400 m de altitude.

Ao alcançar o território português, faz de fronteira entre os dois países alguns quilómetros, depois encontra-se integralmente no concelho de Vinhais e finalmente faz a divisão entre os concelhos de Vinhais e de Chaves, bem como entre o concelho de Vinhais e de Valpaços, sucessivamente,. É um rio que escavou um profundo vale encaixado, em que o desnível entre o leito e a montanha pode ultrapassar os 400 m. As suas margens são maioritariamente rochosas, com algumas planícies de aluvião. As encostas são abruptas, com enorme biodiversidade. Tais características concedem-lhe o direito de pertencer ao Parque Natural de Montesinho e à Rede Natura 2000.

Em 2009, foi descoberta na ribeira do Rio Mente, uma espécie de planta que era desconhecida da flora autóctone portuguesa, é a Viburnum lantana que vem engrossar a biodiversidade do Parque Natural de Montesinho. No extremo sul do seu curso, está referida a presença do Mexilhão de Rio-do-Norte, Margaritifera margaritifera, apresentando aqui e nos vizinhos Rio Rabaçal e Rio Tuela, as maiores populações portuguesas desta espécie e umas das maiores da Europa, facto importante por esta espécie ter sofrido uma regressão generalizada do seu efectivo no último século, ficando em risco de extinção.

Nos limites das aldeias de Segirei e Sandim de Lomba as suas águas foram represadas e formam uma praia fluvial num local muito aprazível que, sobretudo nos meses de Verão, atrai muitos veraneantes oriundos de diversas localidades vizinhas, quer portuguesas quer espanholas.

Logo após a Praia Fluvial de Segirei, brotam espontaneamente águas minero-medicinais, com propriedades terapêuticas, que foram recolhidas, durante muitos anos no próprio leito do rio, nos afloramentos rochosos que o abaixamento das águas, na época estival, deixava a descoberto.São as conhecidas "Águas de Sandim". As "Águas de Segirei" nascem nas proximidades da praia e estão canalizadas para esta. Recentemente foram feitas várias sondagens na margem esquerda do rio, e uma empresa prepara-se para passar à sua exploração industrial.

Fonte: Wikipédia

































Sem comentários: