Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

S. Francisco Xavier _ o Apóstolos das Índias



São Francisco Xavier, jesuíta e apóstolo do Oriente, nasceu a 7 de abril de 1506, no castelo de Xavier, em Navarra, e morreu a 3 de dezembro de 1552. Homem religioso, é chamado o "apóstolo das Índias". Teve papel de grande relevo na missionação na Ásia. 
Na juventude, conviveu com Santo Inácio de Loyola. Frequentou a Universidade de Paris e tornou-se mestre em Artes, lecionando mais tarde no Colégio de Beauvais. Depois, estudou Teologia e partiu para Veneza, onde foi ordenado sacerdote a 24 de junho de 1537. 
Vindo depois para Lisboa, porque o rei D. João III pedira o envio de jesuítas, São Francisco Xavier embarcou para a Índia com Francisco de Mansilha e Paulo Comarte, em 1541. 
Além da Índia, a sua ação missionária teve lugar no Japão, onde permaneceu durante cerca de dois anos e meio. Ao mesmo tempo, São Francisco Xavier lançava as bases de uma estrutura missionária, composta por elementos da Companhia de Jesus, que se espalhou por todo o continente asiático. Para tal, contou com o apoio material da Coroa portuguesa, que dominava as rotas da Europa para o Oriente. 
Aí adoece gravemente. Sofrendo vertigens e convulsões, minado por febres devoradoras, cheio de privações, morre só e pobre na noite de 2 para 3 de Dezembro de 1552. Havia percorrido milhares de quilómetros, cruzado várias vezes os mares do Índico e do Pacífico, visitado mais de cinco dezenas de reinos, fundado Igrejas, reorganizado as missões.

Exemplo de humildade e de solidariedade cristã, de amor ao próximo e de evangélica pobreza, era venerado por milhões de pessoas de todas as condições sociais, de todas as idades, de todas as etnias. A fama de Santo, o "Santo de Goa", tinha chegado a toda a parte, as suas virtudes eram exaltadas.

Em 17 de Fevereiro de 1553 o seu corpo é removido e levado para Malaca e daqui para Goa, onde chega a 16 de Março de 1554. A recebê-lo, numa impressionante manifestação de Fé, estão o Vice-Rei, o Clero, a Nobreza e o imenso Povo.
Fonte: Infopedia




























Sem comentários: