Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Chá da casca de nozes _ melhor que banha de cobra




O excesso de colesterol será eliminado com o chá da casca de nozes, além disso, dissolve coágulo no sangue, elimina a nicotina do sangue, resíduos de remédios, ajuda a desbloquear as artérias bloqueadas e demais impurezas.
Importante que saiba que uma artéria limpa é sinónimo de corpo saudável. Além de tomar o chá, realize uma alimentação mais saudável e balanceada que irá ajudar a eliminar o seu peso.


O chá terá uma acção preventiva quanto a problemas cardíacos, como: 
Insónia; 


Pressão Alta; 
Bronquite Asmática; 
Tonturas; 
Enxaqueca; 
Doenças Respiratórias; 
Problemas de Sistema Nervoso; 
Sinusite. 

Ajuda no tratamento do: 
Fígado; 
Diabete; 
Hepatite; 
Gastrite; 
Úlceras; 
Infecção nos rins, Ovários e Bexiga; 
Intestino Preso; 
Feridas no Útero 


Importante que saiba que o chá de nozes é 100% natural e sem contra indicação. E encontrará nozes em qualquer loja de produtos naturais.



Como Fazer Chá de Nozes

Ingredientes 
1 colher de Sopa de Casca de Nozes ( A casca rija, aquela que se parte) 
Se for comprar pode comprar já cascas de nozes moídas em lojas de produtos naturais, nesse caso coloque uma colher de chá de casca moída. 



Modo de Preparo

Basta ferver dois litros de água. Quando estiver fervendo coloque as cascas de nozes. Feito isto deixe ferver por cinco minutos e apague o lume. Antes de beber coe.



Como Tomar :

Tome o chá sem açúcar
Tomar dois litros ao dia;
Pode tomar gelado ou quente. E não se preocupe se é gostoso ou ruim, pois não tem gosto.


O chá de casca de noz é especialmente recomendado para as pessoas que fuma e que vivem nas grandes cidades e estão sujeitas aos malefícios da poluição, o chá ajuda a limpas as toxinas do organismo, melhora a resistência pulmonar e aumenta as defesas do organismo.

Fonte: Baú das Ideias
































Sem comentários: