Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 14 de junho de 2016

Cerejas _ a fruta da época



A cereja é um fruto que se pode consumir em fresco ou utilizar na elaboração de tortas, mousses, marmeladas e compotas. Geralmente as cerejas de maior tamanho são as que têm melhor textura e sabor. A cereja é muito apreciada pelas crianças. A facilidade com que se pode separar o caroço, torna este fruto bastante divertido.
É possível adquirir cerejas de conserva fora da época de produção. Quando se compram cerejas doces frescas, devem-se eleger as pesadas e as de cor vermelho escuro ou negro. No caso das cerejas ácidas a cor vária entre o vermelho claro ou rosa amarelado. Em ambos os casos o pedúnculo deve estar bem unido à cereja.

As cerejas consomem-se frescas ou utilizam-se como matéria prima na elaboração de outros produtos alimentícios, tais como tortas, mousses, sorvetes, geleias, marmeladas, compotas ou bebidas.

Existem muitas variedades de cerejas, cada uma delas com características singulares. Existem cerejas grandes, pequenas, vermelhas, alaranjadas, doces e ácidas.

Como acontece na maioria das outras culturas, existem muitas variedades de cerejas e esta diversidade provoca a selecção de variedades mais comerciais para a produção e venda deste fruto.

Em Portugal, existe a cereja da Cova da Beira, com Indicação Geográfica Protegida, que é das variedades regionais De Saco, Napoleão Pé Comprido, Morangão, Espanhola e das variedades Burlat, Big Windsor, Hedelfingen, Sunburste e Summit.
Existem variedades de todos os tipos e para todas as necessidades. Assim, existem variedades com crescimento regular e maior tamanho do fruto, como a variedade Stella, ou variedades que deixam cair menos o fruto quando este está maduro. Também se podem encontrar cerejas de tamanho pequeno como as da variedade Sherry ou a Compact Lambert. Existem variedades locais que se adaptam especialmente bem nas regiões onde são produzidas e que se devem ter em conta na hora de eleger a que se vai cultivar.
Fonte: Internet











































Sem comentários: