Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 12 de junho de 2016

Inauguração do Centro de Convívio e de Dia da Associação Cultural, Recreativa e Social Senhor do Bom Caminho, em Bouçoais




Com a presença do Presidente do Município, Dr.º Amílcar Almeida, da Vereadora da Cultura, Dr.ª Teresa Pavão, do presidente da Junta de Freguesia, Tony Taveira e do Pároco da Freguesia, Dr.º José Carlos Reigada, foi inaugurado ontem, dia 11 de Junho, o Centro de Convívio e de Dia da Associação Cultural, Recreativa e Social Senhor do Bom Caminho.
Houve Festa, em Bouçoais, com o povo reunido à volta duma causa, e duma boa mesa, na hora da confraternização. 
Antes disso usaram da palavra o Senhor Presidente da Junta de Freguesia e o Senhor Presidente do Município, debruçando-se, quer um quer outro, sobre o historial deste projecto de cariz social que nasceu há anos, no tempo em que o Eng. Francisco Tavares presidia ao Município Valpacense. Com avanços e recuos, com vitórias e derrotas, se assim lhe podemos chamar, o barco foi a bom porto, o sonho concretizou-se. Porque lá diz o poeta _ Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. E eu acrescento _ e o Município está presente, apoiando e pagando a factura. 
Assim aconteceu em Bouçoais. Ontem, nasceu esta obra social, que veio ao encontro das necessidades desta população envelhecida, carente e solitária, na sua maioria. 
Esta estrutura será ampliada, com mais valências, para colmatar as necessidades da população, afirmou o Presidente da Junta e confirmou o Presidente do Município. 
Por último, agradeço o convite que me foi endereçado para tomar parte nesta inauguração, nesta Festa. Foi com muito agrado que me desloquei a Bouçoais para assistir a uma Festa do povo e para o povo. Este povo que, quando se une à volta duma causa, consegue realizar obras absolutamente fabulosas. Parabéns a todos que, directa ou indirectamente, estiveram envolvidos neste projecto. Não quero esquecer, de modo nenhum o senhor Eng. Orlando, pelo empenho, pela dedicação.Há profissionais que o são verdadeiramente. Parabéns, Eng. Orlando! 
Mais uma breve nota: Há meia dúzia de dias foi inaugurada a Associação da minha terra, depois de excelentes obras de restauro, dizem. O povo não foi convidado, foram os amigos. Não tive convite, o que me deixou surpreendida. 
Sou sócia n.º 1 Fundadora dessa estrutura. 
Assim, não vamos lá. Podem crer. 




































Sem comentários: