Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sábado, 3 de setembro de 2016

A malva _ benefícios para a saúde




Constituintes e propriedades

Para compreender o que faz a malva ser tão benéfica, considere que ela possui vitaminas A, B1, B2 e C, flavonoides, mucilagem e carotenos. Assim, entre suas maiores propriedades, a malva é antioxidante, importante para combater os radicais livres, o envelhecimento precoce e o aparecimento de sinais de idade; adstringente, responsável por manter o organismo em constante cicatrização, evitando infecções e outros males; diurética, propriedade que faz o organismo aumentar a quantidade de urina eliminada, o que reduz e evita cistites e infecções do trato urinário, além de proporcionar uma “limpeza” ao organismo por eliminar toxinas e bactérias e, ainda, reduzindo o inchaço causado pela retenção de líquido; expectorante, fundamental para o tratamento de doenças respiratórias e pulmonares, combatendo e prevenindo gripes, tosses e resfriados; laxante, propriedade que estimula o bom funcionamento do intestino, também eliminando bactérias e toxinas; emoliente, calmante da pele e tecido, age como anti-inflamatório e é indicada em casos de úlceras e gastrites.


Benefícios e indicações

Embora suas propriedades medicinais já deixem subentendidas as diversas utilidades do consumo da planta malva, devemos frisar que ela possui outros benefícios específicos, como: auxiliar no tratamento – ou mesmo curar – catarros, bronquites, tosses e faringites; infecções de laringe e garganta; e auxiliar no processo cicatrizante de aftas.

Preparo do chá de malva
Lave bem a quantia equivalente a duas colheres de sopa de folhas de malva. Em seguida, pique-as em pequenos pedaços e coloque numa chaleira. Adicione a quantidade equivalente a uma xícara e meia de água filtrada. Deixe ferver por dez minutos, então abafe e aguarde amornar. Com o chá morno, o coe, adoce e beba, repetindo o procedimento duas vezes por dia.

Atenção
Qualquer tratamento medicamentoso – seja ele natural ou não – requer orientação médica. Assim, busque o auxílio de um especialista antes, durante e depois do tratamento. Em caso de reacções indesejadas, suspenda o uso e relate o ocorrido imediatamente ao médico.















































Sem comentários: