Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sábado, 12 de novembro de 2016

Picões é uma aldeia abandonada existente no termo da freguesia de Bouçoães



Picões é uma aldeia abandonada existente no termo da freguesia de Bouçoães. Situa-se na margem direita da ribeira de Picões, um afluente do rio Rabaçal, no qual desagúa junto à ponte de Rebordelo, na Estrada Nacional 103. A aldeia de Picões contém vários motivos de interesse que justificam uma visita cuidada.

Além do núcleo urbano da aldeia, onde se pode contemplar várias casas de pedra tipicamente transmontanas, em Picõestambém se poderá visitar a capela de Santo António, que ainda se encontra em bom estado de conservação. Esta capela encontra-se afastada do núcleo central da aldeia, no caminho que sobe até às aldeias de Lampaça e Vilartão.

Um dos pontos de interesse de Picões que, infelizmente, já não pode ser contemplado é a Ponte Romana de Picões. Trata-se de um monumento datado do período romano e da Idade Média, o qual actualmente se encontra submerso pelas águas da albufeira da barragem de Rebordelo no rio Rabaçal. Antes da construção e do enchimento da barragem, a Ponte Romana de Picões já se encontrava em ruínas.

"Numa zona encaixada do rio Rabaçal, é possível observar os restos estruturais de uma ponte romana ou medieval. Sande Lemos admite que estes restos estruturais poderão estar articulados com a antiga via romana que ligava Aquae Flaviae (a actual cidade de Chaves) a Castro de Avelãs (no concelho de Bragança), tendo este itinerário sido utilizado também durante a época medieval. Os elementos que actualmente se podem observar constituem-se pelos restos de um aparelho de silhares de grande qualidade e bem esquadriados."

Fonte: Freguesia de Bouçoais














































Sem comentários: