Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Propriedades terapêuticas da Erva de são roberto



ERVA DE SÃO ROBERTO

Também conhecida por Erva Roberta, além de purificadora do sangue, é ainda útil no tratamento de hemorróidas, úlceras de estômago e intestinos.

Usada no tratamento: aftas, anginas, boca, cancro, diabetes, diarreia, ferida, hemorragia, nefrite, olhos, rouquidão, seio. Útil ainda no tratamento de hemorróidas, úlceras de estômago e intestinos, síndrome de colón irritável, menstruações abundantes, é diurética, daí ser utilizada para tratar alguns tipos de reumatismo e gota.

Pode utilizar-se em forma de gargarejos para aliviar dores de garganta, inflamação da boca e das gengivas, incluindo sangramento das gengivas.

Propriedades terapêuticas: Antisépticas, anti-inflamatórias, antibacterianas, antidiarreicas, sobretudo devido aos taninos que a compõem e têm uma forte acção adstringente e vaso-constritora, formando uma camada protectora nas paredes interiores do intestino e nas suas membranas mucosas, contraindo os capilares e reduzindo a perda de fluido.


Partes utilizadas: parte aérea, fresca ou seca.

Identificação: de 0,10 a 0,40 m de altura. Anual, caule avermelhado, delgado, intumescido nos nós, sobretudo na base, viloso, ramoso e em moitas; folhas verde-claras, triangulares, palmadas, com 3 a 5 segmentos lobados; flores cor-de-rosa-malva e violáceas (Abril-Setembro), 2 por cada pedúnculo, 5 sépalas erectas, 5 pétalas inteiras e estriadas, 10 estames com anteras alaranjadas, pistilo com 5 carpelos, 5 estigmas cor de púrpura na extremidade de uma arista; fruto composto por 5 aquénios, contendo cada um deles uma semente ejectada pela brusca divisão da arista; raiz esbranquiçada, delgada e aprumada.

Habitat: Europa, terrenos baldios, matas, muros; frequente em quase todo o País; até 1800 m.
Fonte: Vida de Qualidade















































Sem comentários: