Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Hoje é dia de Reis


                                                                      Foto retirada da Internet



Esta sexta-feira, dia 6 de Janeiro, celebra-se o dia dos reis em homenagem aos reis magos que foram até Jerusalém adorar o menino Jesus e oferecer-lhe prendas. Mas ainda há muito para conhecer sobre aquelas três figuras, como conta o ABC.

Diz-se que o rei Herodes, o “mau da fita”, terá enviado os reis magos para que investigassem tudo acerca do menino Jesus. Os três — guiados por uma estrela — levaram ouro, incenso e mirra. Depois terão sido avisados, em sonhos, para não transmitir qualquer informação ao rei — e assim fizeram.
A Bíblia não refere o número de reis magos que visitam Jesus. Então como se descobriu que eram três? Pelo número de oferendas distribuídas e por causa da Santíssima Trindade — Pai, Filho e Espírito Santo. Outras versões da história reconhecem entre dois a 60 reis magos.
A utilização da palavra “magos” também suscita dúvidas. É certo que os reis deviam ter algum poder especial para conseguirem viajar de tão longe e visitar todas as casas numa só noite. Mas muitos especialistas em religião consideram que o termo teria outros significados na altura.
João Scognamiglio, por exemplo, que escreve sobre religião, considera que “o nome «magos» não deve ser entendido com as conotações do nosso tempo. Naquela altura significava pessoas com um certo poder que se distinguiam, especialmente, pelos seus conhecimentos científicos, sobretudo astronómicos“. Muitos são aqueles que afirmam que os reis magos seriam astrólogos persas (devido às suas vestes).

Baltasar é, nos dias de hoje, representado como sendo negro — o que só aconteceu a partir do século XV. Anteriormente os reis tinham todos a mesma etnia, já que eram considerados descendentes de Noé. A ideia de tornar Baltasar negro surgiu com a intenção de simbolizar a universalidade do cristianismo. Assim, os três reis viriam de diferentes partes do mundo: Europa, Ásia e África.

Mas a história não terá tido um final feliz. Pelo contrário. O destino dos reis magos terá sido trágico. Belchior, Gaspar e Baltasar terão sido martirizados e enterrados juntos no mesmo sarcófago, como se fossem família.
Fonte: Wikipedia
















































Sem comentários: