Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Apresentação pública da obra de António Souza e Silva



No dia 23 de Maio deste ano, em que se completaram 100 anos sobre a partida do 1º Batalhão do Regimento de Infantaria 19, com soldados do Alto Tâmega e de Barroso, para a Grande Guerra, António Souza e Silva apresentou, publicamente, a obra "Grande Guerra - Enquadramento Internacional", em Chaves, na Biblioteca Municipal.
Um fim de tarde cultural, onde nos foi dado assistir a uma elaborada lição de História. Parabéns Dr.º Souza e Silva.


"O Mundo e a Europa em que hoje vivemos foi moldado pela Grande Guerra (I e II Guerras Mundiais).
Cremos que as palavras por nós escritas há dois anos têm pleno cabimento nos tempos por que passamos, exigindo de todos nós, numa sociedade tão outra que criámos, com novos, mas com os mesmos velhos problemas, melhores mecanismos de controlo, muita mais clarividência e lucidez, não só para evitar as calamidades, que por várias áreas do Planeta proliferam, como para vivermos numa sociedade sem hegemonias e na aceitação igual e plena das diversas diferenças. Aceitação do outro, que embora diferente, é e tem os mesmos direitos e a mesma dignidade de todos nós.
Só assim é que o sacrifício e as vidas perdidas dos nossos antanhos, há 100 anos, terão algum sentido e valido a pena.
Reitero, uma vez mais, um muito obrigado a todos pela vossa presença e pelo carinho da vossa companhia nesta hora.
Disse."
(Final da intervenção do autor, no dia da apresentação pública da obra)

















































Sem comentários: