Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sábado, 17 de junho de 2017

Apresentação pública do último romance de João Madureira





Na Sexta Feira passada, na Biblioteca Municipal de Chaves, com início às 18horas, pudemos assistir à apresentação pública da última obra de João Madureira, O Homem Sem Memória, que reuniu um grande número de pessoas, pouco usual neste tipo de eventos.
Um fim de tarde cultural que muito me apraz registar, já que o autor da obra, João Madureira, é meu colega e grande amigo, de sempre e para sempre.
O autor fez uma breve resenha do conteúdo de "O Homem Sem Memória" provocando, em todos nós, uma curiosidade que só será saciada quando chegarmos ao fim do último capítulo.

O auditório da Biblioteca Municipal de Chaves foi manifestamente pequeno para acolher todos quantos fizeram questão em estar presentes na apresentação do último romance do escritor João Madureira, “O Homem Sem Memória”. 

A primeira impressão do livro está praticamente esgotada. 
Emília Nogueira, Luís Risco e Francisco Preto, com as suas brilhantes e bem-humoradas intervenções, ajudaram o romancista a dar sabor e colorido ao evento. 
Na plateia destacaram-se várias personalidades políticas, sociais e culturais da cidade de Chaves, nomeadamente o presidente da autarquia flaviense, António Cabeleira, e a deputada Manuela Tender. 
A cultura, e as instituições que ajudaram na publicação do romance, estão de parabéns.

Texto de João Madureira
Fotos de António Alves Chaves


















































Sem comentários: