Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sábado, 3 de junho de 2017

As propriedades do limão



Muita gente já ouviu ou viu na internet sobre as propriedades do limão e seus benefícios, mas seu consumo com água morna e em jejum eu também não conhecia. Bem vamos as informações e seus benefícios, você sabia que um copo de 200 ml de suco de limão contém menos de 25 calorias. E que ele é uma rico em nutrientes como cálcio, potássio, vitamina C e A e em especial o ácido cítrico, magnésio, bioflavonoides, pectina e limoneno, assim como também tem propriedades antibacterianas. É conhecido como o rei dos frutos curativos.
O limão é segundo estudos é uma das melhores frutas para a nossa saúde, tendo seus principais benefícios no forte poder antibiótico, antiviral e de estimulação imunológica. Esse mesmo estudo identificou que o uso do limão ajuda na perda de peso, devido a seu alto poder digestivo e de limpeza do fígado.

 Melhora nossa digestão – O suco de limão ajuda na digestão, soltando toxinas em seu trato digestivo, como também alivia os sintomas de indigestão, como azia, arrotos e flatulências.

 Para regular o metabolismo – Tome ½ limão com água morna de manhã em jejum e 15 minutos antes das refeições.

 Ajude o seu sistema imunológico – A vitamina C é essencial para o corpo humano, e o suco de limão é cheio dela. Os especialistas recomendam uma dose extra de vitamina C durante os dias mais estressantes.
 Rico em potássio – Os limões são ricos em potássio, que é bom para a saúde do coração, para o cérebro e sistema nervoso.
 Limpa seu sistema – Elimina os materiais indesejados, porque aumentam a quantidade de vezes que urinamos. Ao tomar suco de limão, as toxinas são liberadas em um ritmo mais rápido, ajudando a manter a saúde do trato urinário. O ácido cítrico ajuda a maximizar a função da enzima que estimula o fígado e ajuda na desintoxicação.
 Hálito refrescante – Também ajuda a aliviar a dor de dente e gengivite. Como o ácido cítrico pode corroer o esmalte do dente, adie a escovação dos dentes depois de beber água com limão ou escove os dentes antes de beber.


 Ajuda você a perder peso – As fibras pectina presentes nos limões auxiliam no combate aos ataques de fome.

 Reduz a inflamação – Se você beber água com limão todos os dias, você perceberá a diminuição da acidez em seu corpo, que é onde ocorrem as doenças. Ele remove o ácido úrico nas articulações, o que é uma das principais causas de inflamação.

 Dá um impulso de energia – O suco de limão fornece ao seu corpo mais energia quando entra em seu aparelho digestivo, e também ajuda a reduzir a ansiedade e depressão. Você sabia que o cheiro de limão, tem efeito calmante sobre o sistema nervoso?

 Ajuda a cortar a cafeína – Substitua o meu café da manhã com um copo de água quente com limão e veja a diferença (não terá tantas dores de cabeço pela falta do café). A relatos de mais disposição à tarde inclusive.

 Ajuda na cicatrização – O ácido ascórbico (Vitamina C) também tem componentes essenciais à manutenção dos ossos, tecido conjuntivo e cartilagens.
O Limão tem muitos benefícios a saúde no entanto, é muito importante notar que o sumo de limão, quando entra em contacto directo com os dentes, pode estragar o esmalte dos dentes. Por isso, é aconselhável consumi-lo diluído e também lavar a boca cuidadosamente após beber suco de limão. E com o ácido da casca que em contacto com a pele que estará exposta ao sol, pode levar a queimaduras graves.
Fonte: Internet



















































Sem comentários: