Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 25 de junho de 2017

O verbasco é um vegetal medicinal recomendado para o tratamento de transtornos respiratórios



    Também conhecida como verbasco-flomóide, o verbasco é um vegetal medicinal fundamental para o tratamento de transtornos respiratórios em seres humanos, a exemplo da asma e bronquite.
    O verbasco é uma planta da família das loganiaceae. Este vegetal é também conhecido pelos nomes de barbasco, vassoura e calção de velho. O mesmo é classificado como perene, arbustivo, aveludado e medindo até 1,40 metros de altura. 

    A mesma possui folhas pequenas, opostas, pecioladas, com formato oval e na cor verde-escuro na parte de cima e meio branca na parte de baixo. O verbasco também possui flores amarelas, dispostas em racemos apicais, se assemelhando com formato de espiga. As flores desse vegetal são dotadas de aroma de mel, enquanto que suas folhas possuem sabor meio amargo. Sua reprodução ocorre por meio de sementes, brotando facilmente em todos os tipos de solos, inclusive em locais com pouca água.
    A planta verbasco é utilizada, geralmente, para tratar complicações e infecções respiratórias, a exemplo da asma, traqueia, rouquidão peitoral, bronquite e tosse, além de hemorroidas, gastrite, diarreia, irritações da pele, contusões, artrites, reumatismos, dor de dente e outras dores decorrentes de inflamações.

    Propriedades medicinais do verbasco
    Analgesico;
    Calmante;
    Diurético;
    Emoliente;
    Sedativo;
    Anti-inflamatório;
    Expectorante;
    Antitussigeno;
    Antialérgico;
    Antiespasmódico;
    Anti-hemorroidal.
    Utilização do verbasco


    Chá de verbasco

    Acrescente duas colheres de chá das partes do vegetal em um xícara de água fervente. Feito isso, deixe o líquido descansar por até 10 minutos. Ao final, coe e tome três xícaras ao dia.
    Dosagens recomendadas de verbasco

    Recomenda-se, de acordo com a idade, a ingestão de até 40 ml da tintura desse vegetal, sendo esta dividida em duas ou três dosagens diárias, sempre misturadas com água. Já suas flores, indica-se o consumo de uma colher de chá para cada xícara de água fervente, tendo ingestão permitida de até três vezes por dia, sempre respeitando intervalos de até 12 horas entre uma dose e outra.

    A planta seca, por sua vez, deve ser consumida na dosagem de uma colher de sopa para cada xícara de água fervente. Em caso de uso externo dessa planta, recomenda-se de 20 a 30 gramas do vegetal estando seco para infusão. Este líquido deve ser utilizado em banhos e em compressas, para o tratamento de dores e afecções de ordem reumáticas.

    Há ainda o óleo do verbasco, este que deve ser preparado com 30 gramas das flores da planta para cada 100 ml de óleo vegetal prensado a frio. A indicação do óleo é para acompanhar massagens contra problemas reumáticos.
    Efeitos colaterais e contraindicações

    Até o momento, nunca constatou-se nenhuma reação adversa ou contraindicação do verbasco em tratamentos de medicina alternativa.
    Fonte: Cria Saúde















































    Sem comentários: