Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sexta-feira, 28 de julho de 2017

O Dente de leão serve para ajudar no tratamento de doenças hepáticas



O Dente de leão serve para ajudar no tratamento de doenças hepáticas, problemas das vias biliares, hemorroidas, gota, reumatismo, problemas de pele, problemas renais e diabetes. As suas propriedades incluem sua ação anti-inflamatória, diurética e estimulante do apetite.
O seu chá é desintoxicante, sendo apropriado para uma “limpeza” do organismo, especialmente após um período de exageros alimentares, onde abusamos de substâncias não muito saudáveis ao organismo, como comidas e bebidas em excesso.

Assim, é lícito dizer que o fígado é o órgão mais beneficiado pelo dente de leão, pois este o ajuda a eliminar as toxinas do sangue e a desobstruir os canais biliares. Esses benefícios ao fígado são um dos principais motivos para a popularidade da planta a nível mundial, onde várias pesquisas confirmaram essa propriedade.

Esta planta é também um poderoso diurético, utilizando-se as suas folhas, as partes indicadas para esta finalidade, ação esta estudada e confirmada em muitas pesquisas recentes. Os diuréticos costumam provocar uma perda importante de potássio, e isso não acontece com o dente de leão, já que esta planta tem um altíssimo teor deste mineral na sua composição.

Além destas, o dente de leão possui ainda as seguintes indicações: Depurativo para todo o organismo, trata arteriosclerose, astenia, artrose, celulite, cálculos biliares, cistite, cirrose, constipações, colesterol, distúrbios menstruais, diabetes, fígado, hepatite, obesidade, gastrite, prisão de ventre (laxante leve), varizes e vesícula. Entre as diversas propriedades do dente de leão, as principais são, a variedade de vitaminas oferecidas por ele (entre elas: vitamina A, B6 e C).

Em caso de dermatites como furunculoses, abcessos, erisipela, urticária, psoríase, eczemas crónicos, pode ser utilizada interna ou externamente. A sua seiva leitosa serve para tratar verrugas e calosidades. É rico em minerais (sendo eles: cálcio, potássio, magnésio, cobre e ferro).

Algumas proteínas também são oferecidas, possui inulina e pectina. Estudos levados a cabo comprovaram que contém mais vitamina A do que a cenoura. Possui ainda tiamina. Uma chávena do seu chá tem a mesma quantidade de cálcio presente em meio copo de leite.

O chá de dente de leão ainda é considerado ótimo emagrecedor, devendo ser tomado até três vezes ao dia, já que, como diurético, não deve ter consumo exagerado.
Fonte: Sapo Lifestyle

















































Sem comentários: