Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sábado, 29 de julho de 2017

Cheios de nutrientes, os pêssegos têm propriedades vitais para o bom funcionamento do corpo humano



Cheios de nutrientes, os pêssegos têm propriedades vitais para o bom funcionamento do corpo humano. Possuem vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, fazendo com que a fruta seja um dos alimentos mais saudáveis, além de extremamente saborosos.
Quem disse que alimentos saborosos nunca são saudáveis, não experimentou ainda um pêssego doce e delicioso. Muitas vezes, vitaminas essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo estão presentes em alimentos simples, saborosos e de fácil acesso. Ervas para chás e temperos, saladas, grãos e frutos podem ser a chave para uma boa saúde e para uma vida mais tranquila e equilibrada.

O pêssego contém muitas vitaminas e nutrientes e, entre eles, está o fósforo, que auxilia na saúde dos ossos e dos dentes, a vitamina A, que estimula o sistema imunológico, protege a visão e o sistema reprodutor e o potássio, que age nos tecidos musculares prevenindo a fadiga muscular, e estimula o bom funcionamento do sistema nervoso central. Os altos níveis de luteína, contida na fruta, revertem os danos causados pelo estresse e, além disso, os pêssegos contêm propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e protegendo o organismo de efeitos nocivos de muitas doenças e do envelhecimento celular.

Ricos em compostos fenólicos e carotenóides, os pêssegos também ajudam a combater tumores e a manter a pele saudável, além de protegê-la da radiação ultravioleta. Essa fruta, além de eficaz no combate aos tumores, desempenha importante papel na prevenção de doenças oculares. O pêssego também contém componentes bioativos, combatendo a obesidade e ajudando a prevenir doenças do metabolismo. O ácido ascórbico e o zinco presentes nele, são essenciais para o sistema imunológico e ajudam na regeneração dos tecidos lesionados e no combate às infecções.

Além de todos estes benefícios, os pêssegos também são ótimos para limpar as toxinas dos rins, do estômago, do fígado e do cólon, pois seu alto teor de fibras empurra os resíduos tóxicos para fora do organismo. A vitamina K, também presente na fruta, é importante para manter o coração saudável, impedindo a coagulação interna do sangue e fornecendo proteção contra diversas doenças cardíacas.
Fonte: Internet















































Sem comentários: