Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sábado, 8 de julho de 2017

Os figos, tanto frescos como secos, são um fruto que pode melhorar imenso a nossa saúde



Os figos, tanto frescos como secos, são um fruto que pode melhorar imenso a sua saúde. Este fruto é mediterrâneo e cresce onde existam Verões secos e quentes. A sua cor pode variar entre o amarelo e o roxo.

Se optar pelos figos secos terá a vantagem da durabilidade, pois sendo estes secos, a mulher pode ter sempre este fruto em casa sem que se estrague facilmente. Caso prefira figos frescos, tenha atenção na hora de os escolher pois este não deverão estar nem muito verdes nem muito maduros.

Seja uma mulher renovada e opte pelas pequenas vantagens de certos alimentos, além dos figos, conheça as sementes de linhaça e altere a sua alimentação para um nível mais equilibrado e saudável.

AS VANTAGENS DE COMER FIGOS

Além da óbvia vantagem de poder desfrutar do sabor do figo, a mulher irá ter ainda inúmeras vantagens ao comer este fruto.


Caso opte pelos figos secos, conheça ainda os benefícios dos frutos secos que são comuns a inúmeros tipos de frutos simples de comer e ainda deliciosos. No que diz respeito aos figos, a mulher poderá ter acesso a um grande número de vantagens:
Ricos em fibras os figos irão ajudar a controlar a saúde intestinal e em simultâneo irão transmitir à mulher uma sensação de saciedade, fazendo com que sinta menos fome;
Antioxidantes os figos ajudam a manter as suas células renovadas e jovens;
Diuréticos pois ajudam a purificar o sangue e têm benefícios para o seu fígado;
Receita natural para a expetoração pois basta tomar um preparado de figos frescos previamente cozinhados em água ou leite;
Eficaz contra edemas, ajuda a reduzir a acumulação anormal de líquido em locais do corpo;
Remédio natural contra verrugas e calos, aplique diretamente o látex das folhas que se apresenta como um líquido esbranquiçado diretamente nos calos e verrugas;
Ajuda a controlar as dores de dentes também através do látex, aplique em gotas sobre os dentes que causam a dor;
Fonte: Mundo da Mulher















































Sem comentários: