Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Os mirtilos são um fruto silvestre consumido há séculos pelo homem




Mirtilos são bagas de cor azulada produzidos por plantas perenes nativas dos EUA e introduzidas na Europa em meados do século XX. Inicialmente os mirtilos existiam essencialmente no norte dos EUA, no entanto, hoje em dia já é comum observarmos a plantação de espécies de mirtilos mais adaptadas aos climas do sul.
Benefícios dos mirtilos
Os mirtilos são um fruto silvestre consumido há séculos pelo homem, conhecidos pelas suas características de forte antioxidante, motivo pelo qual é recomendado na prevenção de doenças (degenerativas, cancerígenas, visão, entre outras) e é visto como um excelente fruto no combate a dificuldades do sistema linfático, inflamações e no fortalecimento dos vasos sanguíneos.


















































Sem comentários: