Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 5 de setembro de 2017

A Lúcia Lima é uma planta medicinal, considerada milagrosa devido às suas propriedades relaxantes que ajudam a acalmar o sistema nervoso



A Lúcia Lima, de nome científico Aloysia citrodora, é uma planta medicinal com origem na América do Sul e é considerada verdadeiramente milagrosa devido às suas propriedades relaxantes que ajudam a acalmar o sistema nervoso e aliviar as temidas enxaquecas, além de ser uma ótima aliada para quem anda em falta com o sono, pois ela ajuda a regulá-lo. Esta planta é um arbusto que pode atingir de 3 a 7 metros de altura e exala um forte aroma alimonado, ela é uma espécie de angiosperma da família das verbenáceas conhecida popularmente como Bela Luísa, Erva Luísa, Doce Lima entre outros.

Proveniente de países como Brasil, Peru, Argentina e Chile ela foi levada à Europa onde encantou os perfumistas do século XVIII graças ao seu aroma parecido ao do limão. Eles acabaram por incluir a Lúcia Lima nas essências usadas para a produção de perfumes da época. Esta planta é rica em óleos essenciais, principalmente o citral (30% de seu total), limoneno, crionelol, eucaliptol e geraniol o que lhe garante o aroma bastante agradável e foram os responsáveis pela sua introdução na perfumaria europeia. No continente europeu ela é cultivada apenas em algumas áreas da Europa Meridional.


BENEFÍCIOS

A Lúcia Lima além de conhecida como relaxante é bastante famosa por suas propriedades digestivas auxiliando no alívio daquela mal estar depois de uma refeição pesada como uma feijoada, por exemplo, aliviando a sensação de enjoo. Contudo é bom prestar bastante atenção, pois o uso prolongado da Lúcia Lima pode até mesmo prejudicar o estômago no lugar de ajudar a trata-lo.

Ela também é carminativa, ou seja, atua como atenuante dos gases intestinais. Por ser antiespasmódica ela atua sobre o aparelho digestivo ajudando a evitar as cólicas gastrointestinais e as tão incómodas cólicas menstruais. Como hipertensora, a Lúcia Lima ajuda a diminuir a pressão arteriaL
Fonte: Plantas
















































Sem comentários: