Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sábado, 20 de janeiro de 2018

Sexta-feira, 19 de Janeiro, foi inaugurada a Loja de Cidadão de Valpaços



 Sexta-feira, 19 de Janeiro, foi inaugurada a Loja de Cidadão de Valpaços. Este equipamento, cuja gestão será da Câmara Municipal, é o culminar de um projeto que vem modernizar o concelho e representa uma aposta ganha para quem aqui vive e trabalha, aproximando os serviços da Administração Central e Local à comunidade.



A cerimónia de inauguração foi presidida pela Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, acompanhada da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

O Presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, sublinhou que a Loja de Cidadão representa "uma mais-valia" para o concelho e vai permitir o acesso a serviços que antes só se encontravam disponíveis na sede do distrito, em Vila Real. “Vamos ganhar não só em custo como também evitar deslocações. Os valpacenses podem orgulhar-se", frisou.

A Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa sublinhou que se trata do 52.º equipamento da rede de Lojas de Cidadão do país. Graça Fonseca sublinhou a importância dos mesmos enquanto “medida de proximidade dos serviços do poder central e local ao cidadão”, sublinhando que “esta é a loja modelo que nós queremos, onde estão os serviços mais procurados pelas pessoas, e isso é, de facto, um trabalho conjunto entre as diversas entidades”.

Já Fernando Araújo enalteceu o Programa Simplex, que tal como a Loja de Cidadão, foi criado para facilitar a vida dos portugueses. O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde teve também oportunidade de na sua visita a Valpaços visitar as obras do futuro Hospital e reunir com o autarca valpacense.

Por sua vez, a Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, lembrou a dinâmica da Câmara Municipal de Valpaços e o empenhamento dos seus gestores em criarem "melhores condições de vida aos seus munícipes e em projetar o Concelho".

Fazendo votos para que os munícipes saibam valorizar também o esforço da Autarquia em colocar ao seu dispor a Loja de Cidadão, Maria Manuel Leitão Marques referiu que esta é "uma mais-valia e um ponto de partida para novos desafios".

A Loja de Cidadão de Valpaços junta no mesmo local a Autoridade Tributária e Aduaneira, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), o Gabinete de Promoção ao Investimento, o Balcão Único, disponibilizando também aos cidadãos, através do balcão do Espaço de Cidadão, o apoio necessário para conseguirem, por via digital, usar outros serviços públicos que apesar de já se encontrarem à distância de um “clic”, continuarem a obrigar deslocações a outras cidades, para muitos cidadãos com dificuldades na utilização das novas tecnologias.

Instalado numa antiga escola primária, que pertence à autarquia, é agora um representante no nosso território do que deve ser um serviço público virado para o seculo XXI. A sua localização estratégica constitui uma criação de valor, permitindo que o conjunto dos serviços presentes neste edifício reabilitado para o efeito, se aproximem.

Trará certamente um impacto positivo na vida dos cidadãos e das empresas, proporcionando um maior conforto e comodidade, com ganhos de tempo e de custos, abrindo também as portas a uma cultura de colaboração e proximidade entre serviços, que permitirá a criação de novas sinergias.

A abertura da Loja de Cidadão de Valpaços representa mais uma etapa no processo de modernização administrativa em curso no Concelho, num investimento de cerca de 650 mil euros, com apoio comunitário de 75%.
Fonte: Valpaços Município
















































Sem comentários: