Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 16 de junho de 2019

De novo no Santuário de Nossa Senhora da Saúde



...Encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Saúde no concelho de Vinhais em Trás-os-Montes, e atrás de muitos montes, num Portugal profundo a que chamam a Terra Fria Transmontana, para a distinguir da Terra Quente mais amena e mediterrânica. Eis o segundo miradouro desta viagem ao nosso património das vistas.
A capela, no alto de um monte, é lugar de romarias e a gente que vai à Romaria da Senhora da Saúde ali se junta seguindo a tradição que dura há seculos. Vêm dos concelhos vizinhos de Vinhais, Valpaços, Mirandela e Macedo de Cavaleiros e o ritual repete-se.

A paisagem deste miradouro sacralizado é áspera e de uma beleza simples: são os montes que se sucedem, a perder de vista, até Espanha. Quem souber ler a paisagem e a sua morfologia sabe que a Capela foi feita sobre uma crista quartzítica que separa, para nascente, a paisagem dominada pelas Penhas Juntas que dão nome à crista e ainda pelo Vale do Tuela. Para poente estende-se o Vale do Rabaçal e mais longe as terras de Lomba. O Rabaçal e o Tuela são rios que se dirigem para sul, e perto de Mirandela confluem formando o Rio Tua, afluente do Douro.

Nestas terras, pouco povoadas, há mais silêncio e a caça mantém-se viva enquanto os caçadores, na época certa, não voltam para caçar a perdiz, o coelho, a lebre, o javali. Quando chega o Outono nesta paisagem bravia vão-se apanhar os míscaros dos castanheiros e trazem-se, também, as castanhas dos soutos. (Margarida Paes)




































Sem comentários: