Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 1 de março de 2011

Moção de Recomendação Apoio e Incentivo


Moção de Recomendação, Apoio e Incentivo

Considerando que a resolução judicial do diferendo que envolve a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços e a Lusipaços, face à previsível morosidade da Justiça, poderá arrastar-se por prazo indefinido e com desfecho desconhecido;
Considerando que tal conflito pode impossibilitar o funcionamento do Hospital de Valpaços, na data expectável de seis meses prevista pelo Sr. Provedor com os inevitáveis e sobejamente conhecidos prejuízos para a população deste Concelho;
Considerando que, face às conhecidas declarações do Provedor da Santa Casa de Misericórdia, as relações com os trabalhadores do Hospital, poderão ser pautadas por presumível conflitualidade, prejudicial ao normal e desejável bom funcionamento do Hospital;
Considerando que e pela forma como conduziram todo este processo, os órgãos de gestão da Santa Casa da Misericórdia estão fragilizados e descredibilizados na opinião pública;
Entendo que a missão da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, incluindo a absoluta e indispensável gestão transparente da unidade hospitalar não é consentânea com atitudes e ambições de natureza individual, conflituantes com o interesse colectivo.
Assim e porque é manifesto desejo da população deste Concelho abrir um novo capítulo de esperança e paz no campo assistencial, torna-se necessário e útil uma renovação.
Para tal torna-se indispensável congregar vontades no apoio a uma personalidade, que garanta total independência e credibilidade, capaz de reunir um conjunto de personalidades, imbuídas de verdadeiro espírito altruísta.

Reconhece-se que em todo este processo a atitude responsável do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal é indicadora de ser a personalidade que reúne as condições necessárias para promover a renovação desejável, que em meu entender, deverá passar pela candidatura de V. Ex.ª, Sr. Presidente, à Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços.
Assim apresento à Assembleia Municipal a presente Moção de Recomendação, Apoio e Incentivo nos termos supra expostos a fim de a mesma ser aprovada.

Valpaços, 25 de Fevereiro de 2011

37 comentários:

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo com este texto, mas donde vem isto?

Anónimo disse...

Muito bem, muito bem. Se tiverem vergonha o melhor que devem fazer é sair... os órgãos devem demitir-se o mais depressa possivel, pois não tem mais condições nem credibilidade nenhuma.

Anónimo disse...

credibilidade?
Este termo nunca se pôde aplicar tais pessoas...
Façam o favor de sair...

Que a moral idoneidade e honestidade possam imperar nesta terra!

Anónimo disse...

Atenção com a irmandade e muito cuidado com esses bichos que só têm feito mal a esta terra.
Quem avançar tem que olhar bem onde pisa, o campo está todo minado.

Anónimo disse...

Estive na última Assembleia Municipal e queria juntar-me a este movimento. Muito bem Sr. Dr. Afonso Videira e Dr. Eugenio Borges, dois grandes Valpacenses. Fiquei impressionada com os vossos discursos e apoio totalmente este movimento a favor do Sr. Presidente da Câmara para ser o novo Provedor.
So assim os funcionários terão paz, o hospital funcionará e a Santa Casa passará a ser uma grande instituição de solidariedade.
Obrigado Dr. Afonso e Eugénio Borges por este acto de coragem.

Anónimo disse...

Será preciso mais uma manifestação para se demitirem ou este aviso chega-lhes?

Anónimo disse...

Porque o Presidente da Câmara para Provedor da Santa Casa ? E porque não o Sr. Dr. Afonso Videira, Homem de reconhecido valor, cujas raizes nada escondem quento a gestos de solideriedade. Ponham de lado as cores partidárias e apoem o Sr. Dr. Afonso Videira para a Santa Casa. Força Valpaços... Valpaços precisa de Valpacenses de valor e mérito reconhecido.

Anónimo disse...

A culpa não pode morrer solteira...

Saiam e retratem-se.
São indignos para com a terra e seus co-cidadãos.
Valpaços não esquecerá aqueles que escreveram tão negro capítulo da História local.
O Sr provedor Eugénio Morais, o Dr Telmo Moreira, o Dr Gualter, o Sr Sernache Sousa, O Sr Luis Sousa, o conivente Dr Amilcar, entre outros...
Valpaços provou ser grande e ter grandes homens, os do passado e do presente que de forma indelével lutaram e enfrentaram esta trama.
Sr Presidente avance! Dr Afonso Videira e Dr Eugénio Borges, parabéns pela determinação e astuta actitude.
Valpaços precisa de actitude e honestidade!

João Santos disse...

Se Valpaços precisa de atitude e honestidade, não poderiam escolher melhor pessoa.
O Eng. Francisco Tavares, nosso Presidente, é a pessoa indicada para assumir a Misericórdia.
O Drº Afonso Videira também. Mas nunca poderia esperar o apoio dos falsos socialistas.
Ele sabe isso.

Anónimo disse...

Ora ai está uma boa pergunta... Alguém conhece uma única declaração do Presidente da Junta de Valpaços e da Vereadora do PS sobre o Hospital?

Simplesmente eu disse...

Uma das vezes que eu estive presente na Assembleia Municipal, enquanto se debatia, com a maior angústia por parte dos vesdadeiros valpacenses, o rumo que o nosso hospital estava a tomar, o presidente da Junta Mimoso, demarcando-se dessas preocupações, veio falar de caminhos e outras banalidades. Com valpacenses destes não vamos lá.
Os verdadeiros valpacenses têm a sua terra no coração, estejam aqui ou na China.

Anónimo disse...

Os PSs estão mais interessados em encerrar escolas e dizer amen com o governo nesta política de destruição, do que defender a sua terra.
Faço minhas as palavras do comentarista anterior.
Com valpacenses destes não vamos lá.

Anónimo disse...

Tavares amigo, Valpaços está contigo.
Arrume de uma vez com esse falso Amilcar que nos quer levar ao caminho do desespero.

Anónimo disse...

Tiro o meu chapeu a dois homens: Afonso Videira e Eugénio Borges. Dois verdadeiros Valpacenses. E há outros também, como Sebastião Neves, António Barbosa, e outros senhores, os presidentes da junta do Concelho, peço desculpa por não enumerar pois não conheço os nomes, mas as pessoas sabem quem são. Muito importante terem apoiado o nosso presidente Francisco Tavares porque é a melhor solução e porque no PSD não havia quem tomasse essa iniciativa. Chama-se a isto visão e chama-se a isto por os interesses do concelho e do hospital na frente dos interesses partidarios e isso faz condfusão a muita gente, sejam ps ou psd.
Sr. Presidente confiamos em si, mais uma vez para esta tarefa nobre que é limpar uma casa a arder e cheia de ratazanas que por estes dias devem estar a cavar buracos para se escapulirem.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Os funcionários terão paz, o hospital continuará a funcionar e a misiricórdia poderá prestar um melhor serviço a toda a população.

A população apoia completamente e o nosso Presidente Tavares é a pessoa certa neste momento para Provedor.

Anónimo disse...

“Está à vista de toda a gente. Se a grande maioria da sociedade está contra eles; se os representantes eleitos democraticamente estão a favor da sua saída e se a Misericórdia é uma instituição do concelho, eles têm mais é que se pôr em sintonia”

Poem-se em sintonia ou temos que os fazer por em sintonia?

Anónimo disse...

O que está à vista é que este Presidente só quer poder... utilizou o Gaspar na altura da guerra, para não se queimar ele, serviu-se do velho amigo. Agora está a utilizar o Dr. Afonso que também deve querer ser diretor clinico do hospital e não se admirem se virem toda esta gente incluindo o possivel candidato filho do Gaspar numa lista nas eleições à Câmara, vamos ver quem a encabeçará, tantos são os galos para poucos poleiros...

Anónimo disse...

Ai esta um comentário a sério(dia 3 as 13:45), tanto circo nos comentários anteriores, pelo menos existe um comentarista que consegue fazer a leitura certa desta crise hospitalar, estão todos a procura de outro “gamelão”, pois o que tinham vão perde-lo aquando das próximas eleições e alguns que nunca o tiveram “gamelão”querem-no, pensam que já tem idade para isso, por estas e por outras é que querem assaltar a misericórdia, para comerem na estrutura que os outros construíram..
Os protagonistas estão todos no comentário do dia 3 as 13:45.

Bernardo disse...

O Sr provedor Eugénio Morais, o Dr Telmo Moreira, o Dr Gualter, o Sr Sernache Sousa, O Sr Luis Sousa, o conivente Dr Amilcar, entre outros...

estes sim, do GAMELÃO GRANDE, DE MUITOS ANOS, devem ter vergonha e SAIR NÃO POR PORTA LATERAL, MAS PELA DA FRENTE PARA VER SE O POVO AJUSTA CONTAS COM ELES.

Anónimo disse...

O gamelão devem ser as quintas onde esta cambada de papantes enche o bandulho. Agora não vai haver mais alheiras, salpicões, chouriças, cabritos, leitões, folares, vinho, castanhas, nas malas dos carros dos politicos, provedores e influentes do país que até agora andaram de olhos fechados, viam mas não queria ver! RUA!

Zé de Valpaços disse...

No que se transformou uma instituição como a Misericórdia!
Em papantes de toda a espécie, desde as comezainas em Lebução e Valverde, onde os da seita enchem a pança, até ao abastecimento de medicamentos numa só farmácia da cidade, claro a que está ligada ao Sousa da Misericórdia.
Como querem que esta terra vá para a frente se são sempre os mesmos a comer?
Eu tenho a certeza que o Eng. Tavares vai por a casa em ordem.
Com o seu saber, honestidade, capacidade de trabalho e solidariedade, vai dar a volta a esta situação calamitosa.
Força, Eng. Francisco Tavares, o povo principalmente o mais humilde, está sempre consigo, como o Senhor esteve sempre connosco.

Anónimo disse...

O meu reconhecimento ao Drº Afonso e ao Drº Eugénio Borges, pela excelente iniciativa.
Esta Moção veio, mais uma vez, demonstrar como os valpacenses se unem quando está em causa um bem comum, neste caso aMisericórdia e o Nosso Hospital.
O meu maior reconhecimento ao Presidente da Câmara que soube, como poucos, gerir esta situação de conflito, para bem de todo.

Anónimo disse...

O Artº 15º dos Estatutos da Santa Casa de Valpaços, diz o seguinte: Os membros dos Corpos Gerentes só podem ser eleitos, consecutivamente, para dois mandatos, para qualquer órgão da Irmandade, salvo se a Assembleia Geral reconhecer, expressamente, que é impossivel, ou inconveniente, proceder à sua substituição. Haja alguém que me explique como é possivel que aquele homem "Eugénio Morais" já esteja na Santa Casa à 35 anos. Será que no concelho de Valpaços não existem pessoas para ocupar aquele cargo. FORÇA SR. PRESIDENTE, FRANCISCO TAVARES!..

Maria do Hospital disse...

«Além disso consideram que “os órgãos de gestão da SCMV estão fragilizados e descredibilizados na opinião pública”, pela forma como têm tratado todo o processo relativo ao hospital e que “a absoluta e indispensável necessidade da unidade hospitalar não é consentânea com atitudes e ambições de natureza individual, conflituantes com o interesse colectivo”.

Com Francisco Tavares na gestão da SCMV, esperam “abrir um novo capítulo de esperança e paz no campo assistencial”, que “garanta total independência e credibilidade, capaz de reunir um conjunto de personalidades, imbuídas de verdadeiro espírito altruísta”.» (Cátia Mata)
Senhor Presidente, Valpaços precisa de si, mais do que nunca.
O Senhor é a nossa esperança.

Anónimo disse...

Numa entrevista concedida à jornalista Celia Esteves o padre Vitor Melicias, que é presidente da União dos Frades Menores da Europa, cargo que espera deixar este ano, disse "é preciso inovar e dar lugar a outras pessoas". Só é pena que alguns amigos (ou ditos amigos" não lhe sigam o exemplo!...

Anónimo disse...

Bem prega Frei Tomás, faz tudo como ele diz, mas não faças como ele faz...
Esse não era dos que comia à custa da Misericórdia de Valpaços?

Anónimo disse...

Tem razão caro anónimo! Presuntos de Montalegre, Espanha e Valverde, couves, salpicões, alheiras, linguiças, bucheiras, figos, cerejas, castanhas, nozes, vinho com a cara do padre Vitor Melicias etc.... E sempre a caminho de Lisboa, pois então!.... E pagos por quem?

Anónimo disse...

OS COVEIROS: O Marques de Alfarelos, o Visconde da Foz Dom Pimentel da Botica, Dom Gualter de Los Jamones Conde de La Bodega, o Marquês de Viagreta Dom Geninho Três Ais, o Conde da Betoneira Dom António Sulforoso, Dom Pires Zás Trás, o Barão de São Pedrinho Dom Luis Maleitas, o Barão de Cossacos e Visconde de Tirapicos Dom Pernache da Lousa, o Tareco e o Boby.

Maria do Hospital disse...

que a liberdade está a passar por aqui
que a liberdade está a passar por aqui
que a liberdade está a passar por que a liberdade está a passar por aqui
que a liberdade está a passar por aqui
que a liberdade está a passar por aqui
que a liberdade está a passar por aqui
que a liberdade está a passar por aqui
que a liberdade está a passar por que a liberdade está a passar por aqui
que a liberdade está a passar por aqui
que a liberdade está a passar por aqui

QUE A LIBERDADE JÁ PASSOU POR AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Funcionárias Unidas disse...

Srº Drº Barbosa nós estamos consigo. Nós as que andamos aflitas com contas por pagar as que não dormimos sem ver este caso resolvido, as que vivemos numa eterna aflição.
O senhor sabe quem nós somos. Nunca íriamos dar o nosso voto ao Judas Amilcar que se vendeu à Misiricordia e nos virou as costas,
Se não fosse o nosso Presidente a nossa situação nunca se resolvia, mas esse não pode mais candidatar-se.
Viva Valpaços, sempre.

Anónimo disse...

O Dr. Barbosa até fez muito por estas funcionárias e pelo Hospital... tanto que este último comentário duvido que seha feito pelas funcionárias e fica mal utilizar a situação das pessoas para faxzer politiqueice dentro do PSD, seja Amilcar, Barbosa ou outro qualquer. O Dr. barbosa neste assutno mostrou a sua preocupação com o Hospital como os restantes políticos mas nunca tomou uma posição de força, que resolvesse a situação isso mesmo se pode ver nas conversas que faz no Tv regiões. E se querem mais um conselhosinho, ainda muita agua vai correr por isso tenham calma com essa antecipação de candidatos...
PS: os funcionários não metem politica nisto mas sabem ver quem esteve com eles.

Anónimo disse...

Só fazem moções para a misericórdia que tem órgãos sociais, que tem contribuído para o crescimento da instituição e do concelho nos últimos anos.
Acho estranho! Porque é que ninguém faz moções para candidaturas aos bombeiros, que estão sem direcção.
Será que ninguém quer ter trabalho sem recompensa, nos bombeiros não há dinheiro????
O proponente da moção também quer voltar para hospital, pois foi substituído, não haverá algum pacto entre o preponente e o proposto da moção?

Anónimo disse...

Estive no tribunal de vila real hoje, ao que parece fomos todos utilizados e manipulados este tempo todo, para que? Para estes políticos demagogos levarem a melhor.
No fim disto tudo, não somos funcionários exclusivos da misericórdia/hospital, a juíza disse-o, e disse que a mesericordia quer contratar alguns de nos quando abrir o Hospital, e mediante as necessidades, os outros vão para a câmara, devia ser o presidente que disse a juíza.
Não sei se escolha ir, se me quiserem é claro!, para o hospital que é o trabalho que gosto, ou se vou para funcionário público, fazer o que fazem os outros que já lá estão.
Durante este mês andamos a fazer o trabalho sujo destes políticos, Drs e Engs que nos utilizaram para tentar assaltar a misericórdia, estes são os omens que nos governam ou querem governar, sinto-me com vergonha.
Quais grandes valpacenses!!!
Quais omens de reconhecido valor!!!
Quais personalidades imbuídas de verdadeiro espírito altruísta!!
São sim os que só olham para o seu umbigo!!!

Anónimo disse...

anónimo que não és funcionário ou melhor és funcionário da Santa casa, conhecido por boby... arranja modo de vida porque os teus dias e os da seita da misericordia estão contados... Não venhas para aqui dizer aldrabices. Isso da Câmara é completa mentira e a Juiza não disse isso.

Tem que nos indmnizar para que vamos a nossa vida e contratar alguns os que quiserem continuar.

Seu aldrabão!

Presidente Tavares a Provedor! Será preciso mais uma manifestação???

Anónimo disse...

Três ais, boby, tareco e o conde da betoneira rua da santa casa. Este último é como o três ais é director e recebe ordenado, não pode ter ordenado! Já meteu lá os fornecedores que trabalhavam com ele na sua falecida empresa. Já vendeu o material da ex. sua empresa à santa casa. pois então! A mulher recebe do fundo de emprego como se estivesse na s. casa mas está é em casa. Rua com todos. Presidente da Câmara para Provedor.

Anónimo disse...

Caros leitores, este XINHOR ALDRABÃO, que diz que esteve no tribunal de Vila Real, é o três ais. Faz que não sabe escrever (a verdade é que não sabe mesmo) para desviar atenções e por os funcionários do Hospital contra quem os apoia. No fundo, só mostra que está com medo a outra manifestação! Saiba caro XINHOR que vai levar com ela...