Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sábado, 26 de setembro de 2015

Parabéns, Zé




Armando José Tavares nasceu em 26 de Setembro de 1953, em Ferreiros, freguesia de Lebução, concelho de Valpaços. Em 1971, seguindo as pisadas dos avós paternos, Mário e Maria Tavares, emigra para os Estados Unidos da América, para Connecticut onde deixou amigos, tal como no Estado de New Jersey.. A sua actividade empresarial leva o a deslocar se para o Estado de Virgínia, onde se tornou um empresário de sucesso ligado ao sector da construção civil. Como emigrante subiu a pulso a corda da vida, tem várias empresas ligadas à construção civil, onde trabalham 150 empregados, sendo a "Ta vares Concrete" a de maior destaque. Armando Tavares é muito conhecido entre a comunidade portuguesa na América e é um apoiante das causas sociais e associativas. É sócio fundador da Casa de Trás os Montes de Newark nos USA, da qual foi Vice Presidente da Assembleia Geral. É ainda fundador do Clube Português do Estado de Virgínia. A sua grande paixão são os carros de competição que acompanha sempre que pode. Em 1999 foi agraciado com a Comenda de Santo Eugênio de Terebizonda (ligada à Igreja Ortodoxa), que recebeu em Newark nas comemorações do Dia de Portugal. Tem apoiado financeiramente obras sociais e restauro de obras religiosas no concelho de Valpaços, principalmente em Lebução onde é muito considerado. (Jorge Lage)

No dia dia 10 de Julho de 1915 escrevi assim, no Blogue Lebução de Valpaços:

Como disse, e muito bem, a Dr.ª Manuela Tender, 
No dia da cidade e do município, em Chaves, foram condecoradas personalidades que pelos seus feitos se destacaram dos demais.
Dentre as pessoas homenageadas eu quero destacar o meu primo, Armando José Tavares, um Homem generoso e solidário, que muito tem feito em prol do concelho de Chaves, investindo, nomeadamente, em causas sociais, no apoio a lares de terceira idade, protegendo os mais frágeis e os desprotegidos da sorte.
É de salientar, também, o apoio que, ao longo dos anos, tem dado ao clube desportivo da terra, Grupo Desportivo de Chaves, que ele tem apoiado incondicionalmente.
Quero sublinhar, por fim, que nós, a família de Armando José Tavares, temos um orgulho imenso neste Homem bom, altruísta, generoso e solidário, sempre atento aos mais frágeis, aos mais vulneráveis, a todos os desfavorecidos da sorte."
E hoje, no dia de aniversário deste Grande Homem, quero sublinhar que nós, lebuçanenses, temos para com Armando José Tavares uma enorme dívida de gratidão, não só pelo que tem feito pela nossa terra, que é também a sua, mas por todo o concelho. Onde houver um necessitado, ele está lá, com a sua ajuda, com o seu apoio, com a sua imensa generosidade. 
Que Deus te ajude, Zé, para continuares a tua nobre missão.
Parabéns



























Sem comentários: