Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Acredita-se que as primeiras flores de jasmim apareceram na China





As flores de jasmim são conhecidas em todo território nacional por sua beleza inigualável e seu perfume inconfundível. Comummente são escolhidas para fins decorativos, para dar de presente ou para aromatizar o ambiente. Acredita-se que as primeiras flores de jasmim apareceram na China, se espalhando inicialmente por todo o mundo oriental. Descobriu-se então, que além de bela e cheirosa, a flor de jasmim possui propriedades medicinais importantes para o organismo que a consome. Em uma ilha no Japão, chamada Okinawa, boa parte da população já passou dos cem anos de idade, e tem por

hábito tomar chá de jasmim ou incluir algumas flores da planta em seus chás tradicionais.

Propriedades
Analgésicas;
Antioxidantes;
Anti bacteriana;
Anti-inflamatórias;
Calmante;
Digestivas;


Benefícios e indicações


O consumo regular de flores de jasmim também reduz o mau colesterol, diminui o risco de desenvolver cancros e previne o aparecimento de problemas cardíacos. Ainda, é eficaz no combate contra toxinas e bactérias que por vezes afectam o organismo e provocam males como diarreia, resfriados, gripes e cólera. Eleva a imunidade do organismo, evitando que se contraia com facilidade muitas doenças.
Mais um ponto positivo para as flores de jasmim é que elas aceleram o metabolismo. Isso mesmo, com o metabolismo acelerado o corpo eliminará maior quantidade de calorias de forma mais rápida, contribuindo para o emagrecimento.
Pessoas ansiosas ou que sofram de síndrome do pânico e hiperatividade também são beneficiadas pelo consumo da planta, que é um calmante poderoso, eliminando a ansiedade de forma contínua e progressiva, contribuindo para melhor qualidade de vida e noites de sono tranquilas.

Modo de preparo

Recomenda-se que você inclua folhas de jasmim em chás tradicionais, como o chá verde, chá vermelho, chá preto ou chá branco. Prepare seu chá normalmente, mas durante a fervura do chá (com meio litro de água) acrescente uma colher de sopa de pétalas de jasmim. Você as encontrará já secas em farmácias e lojas de produtos naturais. Permita que a fervura continue por 5 minutos, então desligue o fogo e abafe o recipiente. Quando a temperatura estiver morna, coe e beba duas xícaras do chá por dia, preferencialmente uma pela manhã e outra antes de se deitar.









































Sem comentários: