Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

O Inverno começou hoje



O inverno começa esta quarta-feira, às 10:44 (hora de Lisboa), e vai prolongar-se, no
hemisfério norte, até 20 de Março, data em que se inicia a primavera.
O solstício de inverno, que marca o início do inverno, a estação mais fria do ano, produz o dia mais curto: em Lisboa, por exemplo, o dia terá a duração de nove horas, 27 minutos e quatro segundos, refere o portal do Observatório Astronómico de Lisboa.
A estação do inverno vai manter-se até ao próximo equinócio, que ocorrerá a 20 de Março, às 10:29 (hora de Lisboa), assinalando o começo da primavera.
Ao mesmo tempo que começa o inverno nos países do hemisfério norte, inicia-se o verão nos países do hemisfério sul.
Os solstícios são pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima, no verão, e mínima, no inverno.
Os equinócios, que marcam o começo da primavera, em Março, e do outono, em Setembro, correspondem aos instantes em que o Sol cruza o equador celeste.
Ao contrário dos solstícios, em que os dias não têm a mesma duração do que as noites, nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo.
Para este dia mais curto do ano, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva, em geral fraca, na região Norte a partir do final da tarde.
Fonte: Internet
















































Sem comentários: